Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resposta ao pronunciamento do Senador Oriovisto Guimarães. Considerações sobre a atuação de partidos políticos, que não se assemelha à atuação de empresas do setor privado. Comentários acerca do pronunciamento de S.Exa. em defesa da democracia.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política, Governo Federal:
  • Resposta ao pronunciamento do Senador Oriovisto Guimarães. Considerações sobre a atuação de partidos políticos, que não se assemelha à atuação de empresas do setor privado. Comentários acerca do pronunciamento de S.Exa. em defesa da democracia.
Publicação
Publicação no DSF de 28/02/2024 - Página 37
Assuntos
Outros > Atividade Política
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, IDEOLOGIA, SITUAÇÃO, OPOSIÇÃO, DEFESA, DEMOCRACIA, ELOGIO, GESTÃO, GOVERNO FEDERAL.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Pela ordem.) – Não, serei muito breve...

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Eu queria também falar depois.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... e, de forma muito respeitosa, dizer ao Senador Oriovisto, primeiro, que partidos políticos, agrupamentos ideológicos, não são empresas. E o debate político é da essência da política.

    Segundo, nós não estamos discutindo aqui meramente qualidades de um produto contra o outro. Nós estamos discutindo uma questão essencial para a vida deste país, que é a democracia. E o que nós falamos aqui desta tribuna foi exatamente para reforçar a defesa da democracia, que esteve e continua sob risco exatamente por conta das posições políticas daqueles que intentaram um golpe de Estado. Se tivessem tido eles sucesso, provavelmente muitos de nós não estaríamos aqui, e muita gente do povo não estaria também. Muitos teriam sido assassinados, outros estariam nas câmaras de tortura, outros teriam sido expulsos do país, e o povo não teria o direito de ouvir, de acompanhar e de fazer esse debate político.

    Portanto, eu agradeço a intervenção de V. Exa., recebo com muito respeito, mas entendo que, para a defesa da democracia, não existe situação que não deva ser levada em consideração. Até porque, como V. Exa. disse, no caso do Governo do Presidente Lula, ele está muito preocupado e está fazendo o seu trabalho, cumprindo o seu trabalho, tentando melhorar a vida do nosso povo, mas nós não podemos nos calar diante dessa coisa tão importante para que se produza o bem comum, que é a liberdade, que é a democracia, que esteve e está ameaçada por essas forças do obscurantismo.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/02/2024 - Página 37