Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a nota máxima recebida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) na última avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Autor
Laércio Oliveira (PP - Progressistas/SE)
Nome completo: Laércio José de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Educação Superior:
  • Destaque para a nota máxima recebida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) na última avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.
Publicação
Publicação no DSF de 29/02/2024 - Página 53
Assunto
Política Social > Educação > Educação Superior
Indexação
  • REGISTRO, NOTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFSE), AVALIAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP), MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC).

    O SR. LAÉRCIO OLIVEIRA (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SE. Para discursar.) – Sr. Presidente Rodrigo Pacheco, Sras. e Srs. Senadores, aqueles que nos assistem pela TV Senado, meu discurso hoje é para homenagear a Universidade Federal do meu Estado de Sergipe.

    O Senado é a Casa da Federação, onde os interesses dos estados estão bem representados. Mas aqui também representamos os interesses nacionais, interesses mais amplos, transversais, imprescindíveis ao desenvolvimento do país; interesses que dizem respeito não apenas a nossos estados, mas a todo o Brasil.

    Em meu mandato, além de trabalhar em prol de Sergipe, dedico-me, de maneira especial, a alguns temas de importância nacional; temas como o desenvolvimento socioeconômico, a geração de empregos e a educação. E o que se observa é que não há desenvolvimento econômico e geração de empregos de qualidade sem qualificação profissional e sem educação.

    Foi por meio da educação que tive sucesso como empreendedor e também foi por meio da educação que cheguei à política. E agora, por meio da política, eu gostaria de ver cada jovem brasileiro tendo acesso a oportunidades ainda melhores.

    É com muita alegria, então, que recebo a notícia de que a Universidade Federal de Sergipe recebeu a nota máxima – a nota 5 – no recredenciamento institucional realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

    O recredenciamento institucional é uma avaliação periódica, obrigatória para todas as instituições de ensino superior do país. No caso das instituições públicas, visa, fundamentalmente, a avaliar o grau de eficiência na utilização dos recursos públicos. São avaliados cinco eixos: planejamento e avaliação institucional; políticas acadêmicas; desenvolvimento institucional; infraestrutura; e políticas de gestão.

    Quando passou por sua última avaliação, há mais de dez anos, a Universidade Federal de Sergipe era ainda uma universidade de pequeno porte. Apesar de ter sido fundada em 1968, ainda não tinha o alcance e a excelência que tem hoje. A nota recebida, naquela época, foi apenas a nota 3: atendia apenas aos requisitos mínimos exigidos, mas não se destacava. Hoje, são mais de 20 mil alunos matriculados em mais de cem cursos de graduação e quase 3 mil estudantes em cursos de mestrado e doutorado.

    A inclusão da Universidade Federal de Sergipe no ranking das universidades com nota máxima no recredenciamento institucional do Ministério da Educação é motivo de grande orgulho para todos nós. É uma prova de que não apenas Sergipe, mas o Brasil tem capacidade para oferecer uma educação superior de qualidade, uma educação fiel aos padrões de excelência previstos no inciso VII do artigo 206 de nossa Constituição Federal.

    Portanto, Sras. e Srs. Senadores, eu quero aqui enviar os meus votos de parabéns ao Magnífico Reitor da Universidade Federal de Sergipe, Dr. Valter Santana, e a todos os professores, servidores e alunos desta grande universidade. Certamente, todos eles – eu preciso reconhecer – colocaram a nossa universidade entre as melhores e mais eficientes do Brasil. E isso não podia passar em branco. Sintam-se orgulhosos, pois todos vocês merecem, Sergipe merece e o Brasil também merece.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/02/2024 - Página 53