Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a responsabilidade dos pais em decidir sobre a vacinação de seus filhos. Destaque para a importância da contribuição individual para o bem-estar coletivo, incentivando a vacinação como meio de prevenir doenças e fortalecer a saúde pública. Defesa da necessidade de estudos contínuos como garantia de segurança das vacinas.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Crianças e Adolescentes, Saúde Pública:
  • Considerações sobre a responsabilidade dos pais em decidir sobre a vacinação de seus filhos. Destaque para a importância da contribuição individual para o bem-estar coletivo, incentivando a vacinação como meio de prevenir doenças e fortalecer a saúde pública. Defesa da necessidade de estudos contínuos como garantia de segurança das vacinas.
Publicação
Publicação no DSF de 29/02/2024 - Página 57
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Indexação
  • REGISTRO, RESPONSABILIDADE, PAIS, VACINAÇÃO, CRIANÇA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), DEFESA, NECESSIDADE, ESTUDO, GARANTIA, SEGURANÇA, VACINA.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Eu acho, de fato, Senador Alessandro Vieira, concordando com a fala de V. Exa., que é uma grande responsabilidade de pais e mães no Brasil em relação aos seus filhos, que não têm o livre arbítrio e que não têm a plena consciência para entenderem a importância disso e de se determinarem de acordo com esse entendimento. Então, é muito importante o papel dos pais e das mães.

    E, num país em que se cobra muito do poder público e se cobra muito do Estado, se cobra a efetividade do Estado numa série de situações, é de se perguntar não o que o Estado neste momento pode fazer para a população, mas o que você, como cidadão, pode fazer para o seu Estado. E o que o cidadão, neste momento, pode fazer para o seu Estado é se vacinar. E, ao se vacinar, ele inibe consideravelmente as doenças de um modo geral.

    E essa cultura da vacinação é muito importante, sem prejuízos, obviamente, de aprofundamentos de estudos que evidentemente devem ser feitos para se ter a plena segurança disso.

    O SR. LUIS CARLOS HEINZE (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS) – Sr. Presidente...

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Mas, neste momento, a tônica deve ser a da vacinação.

    O SR. LUIS CARLOS HEINZE (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS) – Sr. Presidente...

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Com a palavra, pela ordem, Senador Luis Carlos Heinze, pedindo a colaboração da Senadora Soraya Thronicke de permitir o debate.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/02/2024 - Página 57