Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Posicionamento contrário à obrigatoriedade de vacinação infantil contra a Covid-19.

Autor
Luis Carlos Heinze (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Luis Carlos Heinze
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Combate a Epidemias e Pandemias, Saúde Pública:
  • Posicionamento contrário à obrigatoriedade de vacinação infantil contra a Covid-19.
Publicação
Publicação no DSF de 29/02/2024 - Página 58
Assuntos
Política Social > Saúde > Combate a Epidemias e Pandemias
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Indexação
  • APOIO, IMPEDIMENTO, OBRIGATORIEDADE, VACINAÇÃO, CRIANÇA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).

    O SR. LUIS CARLOS HEINZE (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS. Pela ordem.) – Só uma colocação.

    É claro, Senadores que falaram, que me antecederam: a Organização Mundial de Saúde não recomenda – ponto, isso é dado de novembro – o que em 2020 recomendava. Hoje não recomenda crianças de 0 a 5 anos a Organização Mundial de Saúde.

    E vou procurar, Sr. Presidente, e vou lhe entregar...

    Naquele dia, foi convidado o Ministério da Saúde. No meio da sessão, veio um documento ao Senador Girão, dizendo que um assessor parlamentar estava acompanhando. Não se dignaram a mandar ninguém aqui para rebater. São cientistas do mundo inteiro os que falaram. Naquele instante, na segunda-feira, havia uma sessão no Senado americano. Um médico cientista italiano veio ao Brasil, um belga esteve virtualmente e quatro americanos cientistas... Por que ninguém veio debater com eles? E mais quatro brasileiros. São as experiências que aconteceram.

    E falo aqui: a Organização Mundial de Saúde – vou buscar o documento e passar a V. Exa. – não recomenda. E só o Brasil está usando esse processo hoje. É complicado.

    Santa Catarina e o seu Estado de Minas Gerais... O Governador Zema não obriga. O.k., faz quem quiser. O que não pode é obrigar. Quem quiser fazer pode fazer. Agora, não se pode obrigar, como o Ministério da Saúde está obrigando.

    E, pelo que sei e pelo que eu ouvi – e vou buscar o documento –, a Ministra Nísia não assinou. Não assinou, Senador Girão. Foi o que eu vi naquele dia. E vou buscar esse documento – é importante na situação – para V. Exa. Não assinou. Só uma Comissão assinou. Eu quero que a Ministra assine e bote a assinatura dela.

    É muito estranho que esta vacina, refugada em outros países, seja injetada nas crianças brasileiras obrigatoriamente. Como dizia o falecido Brizola, são os "interésses", talvez, em cima dessa questão.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/02/2024 - Página 58