Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a necessidade de duplicação da BR-262 no trecho entre Corumbá e Três Lagoas e sobre a urgência da reforma e ampliação do aeroporto de Amambai, no Estado de Mato Grosso do Sul.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Infraestrutura, Transporte Aéreo:
  • Considerações sobre a necessidade de duplicação da BR-262 no trecho entre Corumbá e Três Lagoas e sobre a urgência da reforma e ampliação do aeroporto de Amambai, no Estado de Mato Grosso do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 29/02/2024 - Página 65
Assuntos
Infraestrutura
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
Indexação
  • DEFESA, INVESTIMENTO PUBLICO, DUPLICAÇÃO, RODOVIA, TRECHO, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, CORUMBA (MS), TRES LAGOAS (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).
  • DEFESA, INVESTIMENTO PUBLICO, PLANO, REFORMA, AMPLIAÇÃO, AEROPORTO, MUNICIPIO, AMAMBAI (MS).

    O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Para discursar.) – Quero apenas ressaltar a V. Exa. e ao Senador Efraim Filho que têm neste Senador um defensor, um apoiador da causa municipalista; e entendo que este é um assunto que precisa ser reinserido na questão da desoneração dos 17 setores. Os municípios do Brasil sofreram muito com as questões da pandemia e não podemos penalizá-los em função dessa medida. Uma vez que se abriu essa reconsideração para os 17 setores, terá, nesta Casa, com certeza, liderados por V. Exa., que sempre esteve à frente dessa causa, o lado de garantir aos municípios brasileiros aquilo que é muito importante para o seu desenvolvimento, que também é a desoneração da folha de pagamento para eles.

    Sr. Presidente, ocupo a tribuna para poder tratar o assunto de uma duplicação da BR-262, do trecho que liga Corumbá a Três Lagoas. Para V. Exas. que estão acompanhando este pronunciamento e para todos que nos acompanham na TV Senado, são 780km de extensão que tem a BR-262. Ela atinge a fronteira do Brasil com a Bolívia, a divisa com o Estado de São Paulo, passando pela nossa capital, a cidade morena de Campo Grande. Para todos, que também possam ter uma ideia, apenas no trecho que liga Campo Grande a Corumbá – Corumbá é o portal de entrada do nosso Pantanal –, a Polícia Rodoviária estima um tráfego diário de quase 4 mil veículos. São 4 mil veículos trafegando diariamente em uma rodovia que não tem segurança, que está deteriorada e que precisa urgentemente de sua duplicação.

    Nos 11 primeiros meses de 2023, foram registrados 341 acidentes no trecho sul-mato-grossense da BR-262, centenas de feridos e 31 mortos. Vidas ceifadas que poderiam, com essa duplicação, ter sido preservadas.

    Segundo o projeto Bandeiras e Rodovias, entre maio e dezembro do ano passado – como lá é uma região muito próxima do Pantanal, existem muitos animais silvestres que atravessam a pista, que convivem diariamente com esse ir e vir –, tivemos 1,4 mil mortes de animais por atropelamento, apenas no trecho que vai de Campo Grande à Corumbá, metade dessa extensão que eu acabei de falar.

    Segundo o Instituto Homem Pantaneiro, no trecho de 200km que liga Corumbá à Miranda houve o registro também de inúmeros atropelamentos de animais símbolos da região do Pantanal, que é a onça-pintada.

    É preciso ressaltar que, margeando essa rodovia, está se concretizando a fábrica de celulose de Ribas do Rio Pardo, que está gerando milhares de empregos, desenvolvimento e vai ser um polo de desenvolvimento econômico e industrial fortíssimo para Mato Grosso do Sul. E dali a 100km dessa fábrica de celulose, também já está se instalando uma outra duas vezes maior do que essa. Isso precisa ser levado em conta no planejamento, porque vão utilizar exatamente essa BR-262 para poder fazer o transporte dos produtos ali produzidos.

    Sr. Presidente, afora isso, aproveito a oportunidade de me somar à voz de um Deputado Estadual do meu estado, muito conceituado, o Deputado Zé Teixeira, que solicita aos órgãos competentes um plano de reforma e ampliação do aeroporto de Amambai, no Mato Grosso do Sul. Amambai também é uma cidade fronteiriça com o Paraguai, um polo de desenvolvimento do agro muito importante e que precisa de um olhar todo especial para a gente poder fazer a reforma e a ampliação desse aeroporto.

    Agradeço a V. Exa. pelo espaço que me deu e reitero que seja incluído extrapauta os Requerimentos nºs 727, de 2023, e 71, de 2024, que observam datas para sessões especiais a fim de homenagear a Organização Religiosa Mahikari do Brasil, 50 anos de atividade, e a Fundação da Sociedade Brasileira Eubiose.

    Apenas isso, Sr. Presidente.

    Obrigado pela atenção.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/02/2024 - Página 65