Pronunciamento de Jorge Kajuru em 06/03/2024
Presidência durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentário acerca do posicionamento contrário de S. Exa. ao armamento da população.
Defesa do fim da reeleição no Brasil para Prefeitos, Governadores e Presidentes.
- Autor
- Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
- Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Segurança Pública:
- Comentário acerca do posicionamento contrário de S. Exa. ao armamento da população.
-
Eleições:
- Defesa do fim da reeleição no Brasil para Prefeitos, Governadores e Presidentes.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/03/2024 - Página 58
- Assuntos
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
- Jurídico > Direito Eleitoral > Eleições
- Indexação
-
- COMENTARIO, POSIÇÃO, ORADOR, CONTRADIÇÃO, ARMAMENTO, POPULAÇÃO.
- DEFESA, ENCERRAMENTO, REELEIÇÃO, BRASIL, PREFEITO, GOVERNADOR, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – O amigo sabe que eu só tenho 6% de visão, portanto eu não cortei o seu microfone em nenhum momento. O José Roberto, nosso assessor brilhante aqui, era quem voltava e te dava mais tempo. Eu jamais faria isso contigo, meu companheiro, que foi, inclusive, mais precioso em seu pronunciamento sobre esse assunto escandaloso, sem nenhuma dúvida, que somente nós dois até agora abordamos neste dia de hoje, aqui, na sessão do Plenário.
Eu queria pedir a compreensão do meu ídolo, como ser humano, como homem público e como jogador de futebol – o meu maior ídolo dos tempos todos que vivi, em 50 anos de carreira –, o Romário, que tem um pronunciamento – atenção, Brasil! – importantíssimo a fazer. Sei porque ele antecipou a mim ontem, e eu, evidentemente, esperei que ele revelasse, não contei a ninguém. Mas se prepare, Brasil – e quem é apaixonado pelo futebol –, para o que vai apresentar aqui em seu pronunciamento o Romário.
Permitam-me rápidas palavras em relação a esse assunto.
Eu tenho que me lembrar aqui – eu sou isento, faço justiça – de dois elogios ao ex-Presidente Jair Bolsonaro. Ele me recebeu por duas horas e meia quando – vocês aqui da galeria devem se lembrar – o Brasil discutia liberar arma para todo mundo. Liberou geral, todo mundo tinha direito a quantas quisesse. E eu fui conversar com o Presidente. O elogio a ele: ele respeitou a minha discórdia. Porque eu disse: "Presidente, o senhor não é muito chegado a filme. O senhor assistiu ao filme Um Dia de Fúria, com Michael Douglas?".
Aqui, vocês assistiram?
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – Eu falei: "Presidente, vai virar o filme do Michael Douglas no Brasil, Um Dia de Fúria! Imagine um taxista, um caminhoneiro, um sujeito nervoso no trânsito, no carro, na rua, um marido revoltado, com um revólver na mão... O Brasil vai virar realmente Um Dia de Fúria. Vamos sair para uma matança geral. Então, reflita sobre isso, Presidente, porque nós temos que preparar a população para que ela use arma; para que tenha um curso, para que tenha, realmente, um preparo; e, aí sim, a aprovação para essa pessoa usar uma arma; e não, sem limites, ter armas em sua casa. Em sua propriedade rural, eu até admito. Agora, em qualquer lugar? Você sair armado na rua? Repito: Um Dia de Fúria!".
E aproveito, Presidente Romário – ainda não falei contigo sobre isso; com o Senador Cleitinho também não falei –, para agradecer aqui à maioria da Casa, dos Senadores, pois ontem – não foi ideia minha, foi do Senador Davi Alcolumbre; do Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; e do Relator, que será o Marcelo Castro, Senador do Piauí – os três fizeram uma proposta para que a minha PEC histórica, na qual eu proponho o fim da reeleição finalmente no Brasil para Prefeitos, Governadores e Presidentes, e o fim da reeleição passando o mandato de quatro para cinco anos – perfeito, porque é um tempo suficiente para você fazer uma boa gestão, na minha opinião –, tenha o nome de "Emenda Kajuru". Não fui eu que pedi, quero deixar bem claro, mas todos concordaram que tivesse o meu nome, porque eu fui o único, desde o começo deste Senado, em 2019, a insistir neste assunto na tribuna sempre: que o Brasil gostaria de ver o fim da reeleição, começando por Prefeitos, Governadores e Presidentes, e depois discutindo a nossa vida, ou seja, o Legislativo, Vereadores, Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores.
Para finalizar, já que eu quebrei o protocolo uma vez, vou quebrá-lo de novo: aqui, na galeria, quem for a favor, por gentileza, do fim da reeleição levante a mão. (Pausa.)
Eu não estou enxergando. (Risos.)
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – Maioria absoluta?
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – Não?
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – Não?
Vocês querem a reeleição?
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – É isso que eu estou perguntando.
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – Ah, então é "não" a maioria. Vocês concordam com o fim da reeleição?
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – Perfeito. Tem que fazer uma pesquisa.
Meu querido Senador Romário, na tribuna. Estou ansioso e o Brasil quer ouvir esse pronunciamento seu, tão importante e tão oportuno.
Fique à vontade.