Pronunciamento de Jorge Kajuru em 05/03/2024
Pela ordem durante a 13ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre a revelação de suspeitas de manipulação em jogos de futebol, no Brasil, em 2023. Elogio à postura da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na luta contra a corrupção no futebol. Solicitação à Polícia Federal de investigação dos jogos sob suspeita.
- Autor
- Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
- Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Desporto e Lazer:
- Considerações sobre a revelação de suspeitas de manipulação em jogos de futebol, no Brasil, em 2023. Elogio à postura da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na luta contra a corrupção no futebol. Solicitação à Polícia Federal de investigação dos jogos sob suspeita.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/03/2024 - Página 78
- Assunto
- Política Social > Desporto e Lazer
- Indexação
-
- COMENTARIO, POSSIBILIDADE, MANIFESTAÇÃO, FUTEBOL, ELOGIO, POSIÇÃO, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF), COMBATE, CORRUPÇÃO, SOLICITAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, POLICIA FEDERAL.
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Presidente, eu acabei de conversar com o meu ídolo maior do futebol e o meu ídolo como ser humano, o Senador carioca Romário, que é Presidente da Comissão de Esportes, da qual, orgulhosamente, eu sou o Vice-Presidente, que tem, inclusive, uma ideia que vai apresentar aos demais Senadores e Senadoras, de hoje para amanhã, que eu acho oportuna, porque, amigos e amigas desta Casa, eu não sei quem tomou conhecimento hoje através dos principais jornais do país de algo estarrecedor, que me deixou aturdido.
Presidente, com uma empresa mundial, contratada pela CBF, mostrando a seriedade do baiano Ednaldo Rodrigues, ou seja, a independência dele, que mudou a CBF, que antes era a casa bandida do futebol e hoje voltou a ser a Confederação Brasileira de Futebol, ele pediu uma investigação profunda.
Conclusão, Presidente Pacheco, 118 jogos de futebol, no ano passado, em 2023, tiveram a palavra suspeição, ou seja, ficaram suspeitos 118 jogos, em 2023, no Brasil. Confirmados 13 casos de manipulação de resultados, envolvendo arbitragem e jogadores, em 13 times da Série D do Brasileirão, que é a 4ª Divisão, e um jogo da Série B do Brasileirão, que é a 2ª Divisão. O jogo do, eu digo até qual foi, Tombense e Londrina.
Nós precisamos tomar providências, porque o futebol brasileiro caminha para uma desmoralização, um descrédito e, com isso, não tendo uma investigação mais profunda.
Eu pedi, hoje, à Polícia Federal que convoque todos esses times, os 13 jogos da Série D, e este jogo, Londrina e Tombense, da Série B, para que se ouça todos e todas que estejam envolvidos, e que o Brasil, de uma vez por todas, mostre que a nossa maior paixão não pode continuar nessa situação de, a cada três meses, chegarmos a ver escândalos como esse último agora, em que eu cumprimento a CBF pela sua postura, Presidente.