Presidência durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lamento pela tragédia vivenciada por Regivaldo Batista Carsoso, morador de Sorriro (MT), que perdeu a esposa e as três filhas, vítimas de um maníaco sexual, novembro de 2023. Críticas à falta de preparo do Estado brasileiro, demonstrada pela suposta ineficácia de medidas judiciais e legislativas. Apelo ao Governo Federal em razão da situação da segurança pública .

Autor
Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Direito Penal e Penitenciário, Homenagem, Segurança Pública:
  • Lamento pela tragédia vivenciada por Regivaldo Batista Carsoso, morador de Sorriro (MT), que perdeu a esposa e as três filhas, vítimas de um maníaco sexual, novembro de 2023. Críticas à falta de preparo do Estado brasileiro, demonstrada pela suposta ineficácia de medidas judiciais e legislativas. Apelo ao Governo Federal em razão da situação da segurança pública .
Publicação
Publicação no DSF de 13/03/2024 - Página 27
Assuntos
Jurídico > Direito Penal e Penitenciário
Honorífico > Homenagem
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Indexação
  • REGISTRO, VITIMA, CRIME, SORRISO (MT), LATROCINIO, ESTUPRO, CRITICA, AUSENCIA, PREPARO, BRASIL, INEFICACIA, JUDICIARIO, LEGISLATIVO, SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, MELHORIA, SEGURANÇA PUBLICA.

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Eu ouvi atentamente aqui as manifestações do Senador Wellington Dias, da Senadora Damares e agora do Senador Jorge Seif.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Fora do microfone.) – Wellington Fagundes!

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Do Senador Wellington Fagundes, de Mato Grosso, que, na verdade, está presente em todas as questões nacionais do seu estado.

    Neste momento de tristeza, em que nós acompanhamos aqui a presença deste sobrevivente, o Régis, que perdeu a sua família de uma forma brutal, vemos que o aparato do Estado brasileiro não está preparado para evitar, na verdade, tragédias como esta. E, com medidas do Judiciário, inclusive com o apoio, muitas vezes, das Casas Legislativas do Congresso, como audiências de custódia e saidinhas nas datas comemorativas, o que a gente verifica, exatamente, é que isso só tem mais ainda assustado a população brasileira.

    E é necessário que haja uma contenção, Senadora Damares. V. Exa. arranca da alma essa indignação, assim como todos nós aqui ao vermos uma situação, Senador Jorge Seif, que é inimaginável: um ser humano, um caminhoneiro, que está nas estradas da vida levando o progresso a este país, saber de uma notícia que, na verdade, lhe provoca uma tragédia gigantesca e um sofrimento sem fim!

    É necessário que a questão da segurança pública seja tomada com mais determinação por parte do Governo. Inclusive, as instituições internacionais... E elas são chamadas, como, por exemplo, recentemente, nós vimos acontecer com o Governador de São Paulo, com uma ameaça a ele porque a Polícia de São Paulo está agindo com força em relação aos bandidos, ameaçando-o, inclusive, de ir a cortes internacionais, mas ele, com uma frase emblemática, lapidar, disse, na verdade, "que se exploda". Ele quer é cuidar da sua população.

    Sr. Régis, caminhoneiro como meu pai foi, eu imagino o que, na verdade, está dentro do seu coração, mas tem uma coisa só que, na verdade, ainda conforta a nossa alma: Deus. Eu tenho certeza de que você vai enfrentar essa travessia com muita fé, levando para sempre a imagem da sua esposa e das suas três filhas. Todo o Congresso, na verdade, aqui... Eu não diria perdão, como meus colegas pediram, mas digo ao senhor que a sua vinda aqui é uma espécie de caixa de ressonância em todas as autoridades públicas brasileiras. Esperamos que o Judiciário, o próprio Poder Executivo e estas Casas legislativas, a Câmara e o Senado, tomem decisões o mais duras possível, que os projetos não fiquem nos arquivos e nas escrivaninhas aguardando que tragédias dessa dimensão voltem a acontecer. Portanto, aqui está, na verdade, nosso respeito. Leve com você, na verdade, o nosso carinho e, acima de tudo, o sofrimento da alma que, com certeza, está em todos os brasileiros que acompanharam essa tragédia. Deus o abençoe aí pela sua vida!

    Continuando a lista dos oradores inscritos, passo a palavra ao Senador Esperidião Amin.

    V. Exa. dispõe de dez minutos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/03/2024 - Página 27