Pronunciamento de Omar Aziz em 12/03/2024
Pela ordem durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre a disseminação de "fake news" nas redes sociais e defesa de regulamentação das redes sociais.
- Autor
- Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
- Nome completo: Omar José Abdel Aziz
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Ciência, Tecnologia e Informática:
- Considerações sobre a disseminação de "fake news" nas redes sociais e defesa de regulamentação das redes sociais.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/03/2024 - Página 45
- Assunto
- Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
- Indexação
-
- REGISTRO, NOTICIA FALSA, INTERNET, MIDIA SOCIAL, DEFESA, REGULAMENTAÇÃO, PLATAFORMA.
O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Pela ordem.) – Nisso aí eu posso...
Sr. Presidente, Srs. Senadores, Sras. Senadoras, o pior de tudo é que, quando você identifica quem solta fake news contra você, você vai à Justiça, ou para retirar, e tem juiz que diz que é direito...
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Fora do microfone.) – Liberdade de expressão.
O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – ... de liberdade de expressão. Eu não entendo isso como liberdade de expressão. E tem juiz canalha...
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Fora do microfone.) – Canalha.
O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – ... que diz que é liberdade de expressão, mas, se a gente falar que um juiz está dando uma sentença porque ele está levando vantagem, aí você é processado pelo juiz. Então, tem juiz que é assim. Eu mesmo, na eleição, entrava com uma ação, e o juiz decidia dizendo que era liberdade de expressão.
Vejam bem. O Deputado Orlando Silva tentou, no ano passado ou no ano retrasado, aprovar, e teve muitos que eram contra, mas hoje não tem um político neste país que não sofra, de um lado ou do outro, seja de direita, seja de esquerda, seja de centro. Então, acho que chegou o momento de a gente debater isso, até para o bem... Hoje, a gente perdeu o controle: você senta à mesa para almoçar ou para jantar, e, se você tem filhos ou filhas, eles ficam o tempo todo na rede social vendo aquilo que, muitas vezes, são coisas que não são apropriadas para uma criança, porque ela é solta, ela faz o que quer.
E, no caso específico de V. Exa., Rodrigo, V. Exa. é uma pessoa de família, um cara que, quando nasceu, nasceu em Rondônia, não nasceu em Minas, mas é mineiro, vem de uma família que deu educação a ele, e tenho certeza de que o comportamento dele não está em questão, mas a maldade em si ela existe. E, se ela existe, é para que a gente possa combater esse tipo de coisa com leis rigorosas para que essas pessoas possam ser punidas, e a gente dê o exemplo, porque isso vai virar uma carnificina nessa eleição já, podem ter certeza disso, nessa eleição vai ser uma carnificina, pois na outra foi.
Outro dia, aqui, eu assisti a uma brincadeira entre os Senadores Kajuru e Cleitinho, e as pessoas deturpam tudo, quer dizer, fazem... São coisas que acontecem naturalmente.
Eu quero dizer da minha solidariedade a V. Exa., Presidente, e dizer que eu acho que agora não é uma questão de ser de centro, de direita ou de esquerda, é uma questão de a gente ter realmente a responsabilidade para poder ajudar as pessoas que muitas vezes são massacradas e não têm nem como sair... São canceladas! Do dia para a noite você é cancelado.