Presidência durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao povo dos estados do norte, especialmente do Estado do Acre (AC) por causa das dificuldades impostas pelas empresas aéreas.

Celebração da expansão dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia anunciada pelo Governo Federal ressaltando a importância dessa iniciativa para a educação profissional e técnica do país.

Autor
Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Transporte Aéreo:
  • Solidariedade ao povo dos estados do norte, especialmente do Estado do Acre (AC) por causa das dificuldades impostas pelas empresas aéreas.
Educação, Educação Profissionalizante:
  • Celebração da expansão dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia anunciada pelo Governo Federal ressaltando a importância dessa iniciativa para a educação profissional e técnica do país.
Publicação
Publicação no DSF de 13/03/2024 - Página 71
Assuntos
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
Política Social > Educação
Política Social > Educação > Educação Profissionalizante
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, REGIÃO NORTE, ENFASE, ESTADO DO ACRE (AC), DIFICULDADE, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO.
  • CELEBRAÇÃO, EXPANSÃO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA, ANUNCIO, GOVERNO FEDERAL, ENFASE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO TECNICA, AGRADECIMENTO, CRIAÇÃO, INSTITUTO FEDERAL, ESTADO DA PARAIBA (PB).

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Senador Petecão, nós agradecemos a sua participação ao aludir ao mesmo problema que foi trazido a esta tribuna, à esquerda do Senador Alan Rick, e nós nos somamos a esses infortúnios que são impostos à realidade dos estados do Norte, porque também vivemos em grau, se não similar, também de muitas dificuldades, nós que somos nordestinos.

    Agora, quando nós observamos relatos trazidos por V. Exas., isso denota e demonstra muito maior gravidade, situações que são particularizadas a estados como o nosso amado Acre, comparadas também às sofríveis situações do Nordeste. Então temos que encampar essa luta, que é comum.

    E também, pedindo permissão a V. Exas., já que eu não tive a oportunidade antes de mencionar, mesmo que inscrito – mas assumi a Presidência e tinha aqui que conduzir para ouvi-los –: eu quero aproveitar a sua fala e distinguir os nossos cumprimentos.

    Estivemos nós, eu, V. Exa... Fui designado, para minha honra, para representar o Senado Federal, o Presidente Rodrigo Pacheco, e, ao lado de outros e outras companheiras, participávamos de uma verdadeira festa, uma solenidade que muito disse aos nossos corações pelos depoimentos candentes, fortes, de jovens estudantes que traziam-nos aquilo que foi para as vidas deles experiências que modificaram a realidade de cada um.

    Esse programa de expansão que o Presidente Lula, hoje ao lado do Ministro Camilo Santana, e os reitores dos IFs, entre os quais do Acre e também da minha Paraíba, tiveram a oportunidade de constatar é algo que impressiona. O Presidente volta no seu terceiro Governo e continua com a mesma determinação de fazer investimentos na formação profissional, técnico-científica. Serão, com esses 100, cerca de 750. E o Presidente, até ao seu estilo próprio, falava que o grande propósito dele é de chegar a mil unidades até o desfecho da sua gestão.

    E eu quero agradecer – evidentemente não posso, da mesma forma como V. Exa. mencionou – a unidade que passará a ser construída no Acre. Eu quero em nome de todos os paraibanos registrar o nosso agradecimento.

    São três unidades que a Paraíba receberá. Uma para o Vale do Mamanguape, na cidade de Mamanguape, região desabastecida, ou seja, estava à descoberto; na região de Sapé, na cidade de Sapé, densa populacionalmente; e no nosso querido e amado Cariri paraibano, precisamente na cidade de Queimadas. Foram apelos que nós fizemos já no início do ano ao Presidente Lula e ao Ministro Camilo Santana.

    Portanto, em nome do Senado Federal, já dito pelo Senador Sérgio Petecão, todos nós devemos reconhecer esse esforço do Governo, que traz de volta uma preocupação não apenas em palavras verbalizadas, evidentemente, mas acima de tudo na concretude de ações, entre as quais a de investimentos nos institutos federais.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/03/2024 - Página 71