Pronunciamento de Leila Barros em 13/03/2024
Discurso durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da participação de S. Exa. no lançamento do Novo PAC Seleções, destacando os investimentos que serão feitos no Distrito Federal.
- Autor
- Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
- Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Desenvolvimento Regional:
- Registro da participação de S. Exa. no lançamento do Novo PAC Seleções, destacando os investimentos que serão feitos no Distrito Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/03/2024 - Página 37
- Assunto
- Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
- Indexação
-
- COMENTARIO, LANÇAMENTO, PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC), CONSTRUÇÃO, CAMPUS UNIVERSITARIO, INSTITUTO FEDERAL, RECEBIMENTO, RECURSOS FINANCEIROS, AQUISIÇÃO, MATERIAL HOSPITALAR, LABORATORIO, DISTRITO FEDERAL (DF), RETOMADA, OBRA PUBLICA, CRECHE, ESCOLA, METRO.
A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Democracia/PDT - DF. Para discursar.) – Obrigada, Sr. Presidente.
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores e Senadoras, brasileiras e brasileiros que nos acompanham pelas redes sociais ou pelos veículos de comunicação aqui do Senado Federal, na semana passada, eu tive o privilégio de testemunhar um marco histórico para o Brasil e para o Distrito Federal, que foi o lançamento do Novo PAC Seleções, e, como parceira e Vice-Líder do Governo Federal, vou trabalhar para que todas as possibilidades de transformação e progresso que constam no programa sejam concretizadas.
O novo Programa da Aceleração do Crescimento é uma iniciativa destinada a impulsionar o desenvolvimento em todo o nosso país. Serão investidos R$1,7 trilhão, distribuídos em diversas áreas, com o objetivo de promover uma melhoria na qualidade de vida das brasileiras e dos brasileiros.
Ontem, o Governo Federal anunciou o programa de expansão dos institutos federais e, até o fim do Governo, serão construídos cem novos campi em todo o país.
E o Distrito Federal não ficou fora, Sr. Presidente, dessa lista dos cem novos campi. Nós vamos ganhar duas novas unidades do Instituto Federal de Brasília, que serão nas Regiões Administrativas de Sobradinho II e Sol Nascente; foram as cidades escolhidas para essas novas unidades.
Eu agradeço ao Presidente Lula e aos Ministros Camilo Santana e Alexandre Padilha por terem acatado o meu pedido pela construção desses campi – não só o meu pedido, mas também da Bancada do Distrito Federal. Eles vão impulsionar a formação profissional e fortalecer a base educacional necessária para o crescimento sustentável dessas regiões administrativas e, com os novos campi, o IFB, das 35 regiões, estará presente em 12 aqui no Distrito Federal.
No DF, a área da saúde também vai receber recursos do programa para a compra de equipamentos para o Laboratório Central de Saúde Pública e para o Centro de Inteligência Genômica. O foco, neste momento, é preparar a nossa capital para enfrentar emergências sanitárias. Tivemos uma pandemia, como todos sabem, e temos aí o crescente número de contaminação por dengue, então, é importante que a gente se prepare para o futuro.
Na educação dos brasilienses, a prioridade do novo PAC Seleções é a retomada e a conclusão de várias obras, como creches, escolas, construção e cobertura de quadras esportivas pelas regiões administrativas.
O novo PAC também disponibilizará recursos para conectar 708 escolas do Distrito Federal com internet de alta velocidade. Serão medidas que serão fundamentais para garantir que todos os brasileiros, independentemente de onde vivam, tenham acesso às oportunidades que a era digital oferece.
Na infraestrutura, o Governo quer criar cidades mais sustentáveis e resilientes. A lista de obras também prevê a construção de unidades do Minha Casa, Minha Vida, a conclusão do corredor viário Eixo Oeste, que deve reduzir o tempo das viagens de ônibus entre o Sol Nascente e o Plano Piloto, além das novas obras do BRT Eixo Sul e do BRT Norte.
Nesse quesito mobilidade urbana sustentável, também estão incluídas a modernização do nosso metrô, que é uma grande expectativa, uma ansiedade de todos os brasilienses, e a retomada e conclusão da expansão do metrô até a região administrativa da Ceilândia.
O Governo Federal também vai realizar investimentos nas ferrovias da Malha Centro-Leste e na adequação da BR-080, que é uma das rodovias que mais registram acidentes fatais aqui em Brasília.
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, este é o momento de unirmos forças, de olharmos além do horizonte e agirmos com determinação, para superar os desafios históricos que enfrentamos. Com esse programa, vamos escrever novos capítulos, na história do nosso país, onde cada sonho se torna possível, cada esforço é reconhecido e cada conquista será compartilhada.
Os futuros do Brasil e do Distrito Federal estão em nossas mãos. Sigamos rumo a um país mais conectado, educado, saudável e, acima de tudo, sustentável.
Muito obrigado, Sr. Presidente.