Discurso durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Exposição sobre a destinação de recursos públicos, via emendas parlamentares de S. Exa., para diversos hospitais do Estado de Goiás.

Autor
Vanderlan Cardoso (PSD - Partido Social Democrático/GO)
Nome completo: Vanderlan Vieira Cardoso
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Saúde Pública:
  • Exposição sobre a destinação de recursos públicos, via emendas parlamentares de S. Exa., para diversos hospitais do Estado de Goiás.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2024 - Página 39
Assunto
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, PLENARIO, SENADO, ISMAEL ALEXANDRINO, DEPUTADO FEDERAL, IGOR FRANCO, VEREADOR.
  • COMENTARIO, SITUAÇÃO, SAUDE PUBLICA, ESTADO DE GOIAS (GO), HOSPITAL, CANCER, ATENDIMENTO, URGENCIA, MATERNIDADE, DESTINAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, SANTA CASA DE MISERICORDIA, GOIANIA (GO).

    O SR. VANDERLAN CARDOSO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - GO. Para discursar.) – Presidente, agradeço a V. Exa. pela oportunidade de estar aqui falando. Cumprimento os colegas Senadores, as colegas Senadoras.

    Eu quero, em primeiro lugar, Sr. Presidente, registrar aqui a presença – está nos visitando – do nosso Deputado Federal Ismael Alexandrino, do nosso partido, do PSD, e também do Vereador, atuante por Goiânia, o Vereador Igor Franco. Seja bem-vindo aqui à nossa Casa, Vereador.

    Quero parabenizar V. Exa. pelo projeto aprovado hoje na CCJ de sua autoria, praticamente por unanimidade, a PEC 45.

    Quero parabenizar o Senador Cleitinho pelo projeto que acabamos já de votar em primeiro turno, e com certeza aprovaremos em segundo turno; uma relatoria brilhante do Senador Marcos Rogério. Senador Cleitinho, o senhor está fazendo a diferença aqui no nosso Senado Federal. Parabéns, pela sua simplicidade, companheirismo. O senhor tem feito aqui a diferença. Honra-nos muito, Senador Cleitinho.

    Presidente, as pesquisas de opinião recentes mostram que, para a população, a saúde é o principal problema do país. Em Goiás não é diferente, Senadora Jussara. Temos atuado para responder a esse anseio das pessoas, levando recursos de emendas orçamentárias para atender a diversas demandas da área em nosso estado. Quero aqui falar de algumas ações que vão garantir atendimento a muitas pessoas.

    A primeira delas diz respeito ao Hugo (Hospital de Urgências de Goiás), que é orgulho para todos nós goianos e que realiza um trabalho fundamental no tratamento do acidente vascular cerebral, o AVC. O Hugo possui 387 leitos para internação e centro cirúrgico com dez salas em funcionamento e atende quase 8 mil pessoas por mês.

    No campo da neurologia, faz atendimentos aos pacientes que são vítimas de AVC isquêmico e hemorrágico, conforme protocolo Angels, que é uma iniciativa internacional que busca qualificar os centros de AVC.

    Conseguimos destinar recursos ao Hugo, para garantir mais 20 leitos de UTI para AVC.

    Quero aqui, inclusive, parabenizar toda a equipe do hospital na pessoa do Diretor-Geral, Dr. Luís Henrique Ribeiro Gabriel, pelo trabalho realizado e por toda a sua equipe.

    Já na Maternidade Dona Íris, que é uma referência no atendimento às gestantes, obtivemos recursos para equipamentos da UTI neonatal e garantimos mais 20 leitos.

    Quero também elogiar o trabalho do Diretor-Geral, Dr. Rogério Araújo de Paula, e toda a equipe do hospital.

    Na maternidade, existem hoje 103 leitos de ginecologia e obstetrícia, além de leitos de UTI neonatal. São feitos mais de 6,5 mil atendimentos de emergência e consultas por mês, além de milhares de exames e procedimentos.

    No Hospital do Câncer de Rio Verde, fornecemos recursos para equipamentos da nova ala de quimioterapia, da qual tenho a honra de ter sido escolhido padrinho. Com isso, foi possível equipar, também, uma ala inteira de urgência oncológica.

    Parabenizo o trabalho da equipe de Rio Verde e a liderança da Dra. Célia Mendes, Diretora-Presidente, e da Dra. Iara Alonso, Superintendente Executiva.

    Hoje, o Hospital do Câncer de Rio Verde possui 70 leitos, entre clínicos e cirúrgicos; 10 leitos de UTI; centro cirúrgico, com 4 salas; ambulatório completo e ainda centro de atenção aos diabéticos. E ele é referência no atendimento desses pacientes na região.

    No Hospital do Câncer Araújo Jorge, em Goiânia, obtivemos recursos para equipamentos, como mamografia, raio X digital, UTI e centro cirúrgico. O HAJ atende cerca de 10 mil pacientes todos os meses, dos quais 92% pelo Sistema Único de Saúde. Em Goiás, o Hospital Araújo Jorge é o único centro de assistência de alta complexidade em oncologia reconhecido pelo Ministério da Saúde e o único habilitado com serviço de oncologia pediátrica. Atende os 246 municípios goianos e até pessoas de outros estados.

    Todos os anos, mais de 1 milhão de procedimentos são realizados, entre consultas, internações, cirurgias, sessões de quimioterapia e de radioterapia, Senadora Damares Alves, exames anatomopatológicos, citológicos, exames de patologia clínica, etc.

    Quero dar os parabéns também ao Presidente, Dr. Jales Benevides; à Relações Institucionais, Deuba Assunção; e a toda a sua equipe.

    Outra conquista importante foi junto à Santa Casa de Goiânia. Destinamos recursos para o custeio de exames e procedimentos de alta e média complexidade, tomografia computadorizada, ampliação e equipamentos da UTI adulta.

    Merecem nossos elogios a Superintendente, Dra. Irani, e toda a equipe da Santa Casa.

    Vamos intensificar, Sr. Presidente, esse trabalho de apoio aos hospitais e à saúde do nosso estado com recursos que garantam tratamento à população.

    Sr. Presidente, eu fiz questão de falar um pouco aqui sobre a questão da saúde, porque é muito importante usar as nossas emendas impositivas, as emendas que a gente consegue, os recursos que a gente leva. Nós vimos aí que alguns meios de comunicação, às vezes, até levam para outro lado e passam a impressão, para a população, de que o Parlamentar está pegando esses recursos e levando para casa. E esses recursos têm chegado, Senador Jaques Wagner, a todos os municípios do Estado de Goiás; a hospitais, nos municípios, com o raio X digital, ampliando os hospitais municipais.

    Então, quero aqui agradecer a este Congresso Nacional, em especial aqui ao Senado Federal, por estar defendendo, principalmente quando se trata de reter recursos oriundos de nossas emendas.

    Estou aqui acompanhado hoje, Senador Girão, pelo ex-Secretário de Saúde do Estado de Goiás. Ao assumir a secretaria, no primeiro ano do Governo Caiado, fez uma verdadeira transformação na saúde do nosso estado. Já tinha sido Secretário aqui em Brasília, e hoje a saúde do Estado de Goiás está sendo referência, graças ao trabalho desse nosso colega, hoje Deputado Federal, Ismael Alexandrino, que nos honra muito com sua presença aqui.

    No mais, Sr. Presidente, obrigado pela oportunidade de falar aqui aos colegas Senadores e Senadoras e ao nosso país.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2024 - Página 39