Pela ordem durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do Sr. José Martins Arantes, Assessor Parlamentar da Procuradoria-Geral da República e do Ministério Público Federal junto ao Congresso Nacional, e do Prefeito Reinaldo Barros, do município de Calçoene, do Estado do Amapá.

Autor
Randolfe Rodrigues (S/Partido - Sem Partido/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Voto de pesar pelo falecimento do Sr. José Martins Arantes, Assessor Parlamentar da Procuradoria-Geral da República e do Ministério Público Federal junto ao Congresso Nacional, e do Prefeito Reinaldo Barros, do município de Calçoene, do Estado do Amapá.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2024 - Página 44
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • VOTO DE PESAR, MORTE, JOSE MARTINS ARANTES, ASSESSOR PARLAMENTAR, SENADO, REINALDO BARROS, PREFEITO, CALÇOENE (AP), ESTADO DO AMAPA (AP).

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (S/Partido - AP. Pela ordem.) – Presidente, é, lamentavelmente, uma fala pela ordem para pedir um registro – em não o sendo possível nesta sessão, na sessão posterior –: que seja manifestado voto de pesar por duas perdas que o Brasil e, em particular, o meu Estado do Amapá tiveram nesta semana.

    A primeira é uma perda para o Ministério Público Federal.

    Deixou-nos, na última segunda-feira, o Sr. José Martins Arantes. Quem há muito tempo acompanha aqui o Senado sabe o papel do Sr. José Martins Arantes como Assessor Parlamentar da Procuradoria-Geral da República e do Ministério Público Federal junto ao Congresso Nacional e, em particular, junto aqui ao Senado. O Dr. José Martins Arantes, a história e a trajetória dele se confundem com a história do Ministério Público Federal pós-1988 e com as atribuições que o Ministério Público Federal passou a ter a partir de 1988.

    Sempre, aqui é importante destacar que, antes mesmo de sua longuíssima trajetória no Ministério Público e na Procuradoria-Geral da República, S. Exa. havia sido Subchefe da Casa Civil ainda no Governo do Presidente José Sarney e acompanhou o alvorecer, o retornar da democracia em nosso país.

    Então, por tudo que ele representou para o Ministério Público, por esta nota triste e de lamento ao Ministério Público Federal, eu queria fazer esse primeiro registro pela passagem do Sr. José Martins Arantes na última segunda-feira, dia 11.

    O segundo é também razão de muita tristeza, Presidente Rodrigo Pacheco, para o meu Estado do Amapá.

    Depois de uma longa batalha pela vida nos hospitais em Macapá e, como último suspiro na tentativa de salvar a sua vida, sendo trazido aqui para Brasília, lamentavelmente, no dia de ontem, o Amapá, os amapaenses e nós todos perdemos o Prefeito Reinaldo Barros, aos 56 anos de idade.

    O Prefeito Reinaldo Barros era um dos mais eminentes líderes do Município de Calçoene desde também o final dos anos 80 e início dos anos 90. Ex-Vice-Prefeito de Calçoene durante a gestão do Prefeito Récio, ele governava Calçoene desde 2021, tendo sido eleito em 2020 com 35% dos votos daquele município. Governava Calçoene, fazia com todas as dificuldades uma gestão que modernizava a cidade.

    Eu queria aqui registrar os meus sentimentos para a família do Prefeito Reinaldo Barros, registrar aqui que o Governador Clécio decretou luta oficial no Amapá por três dias e lamentar a perda para os cidadãos, para o povo do Município de Calçoene e também para todos nós amapaenses, que perdemos um dos mais eminentes quadros políticos e públicos de nosso estado.

    Com esses dois tristes, mas necessários registros, é que eu peço que, através da Mesa, seja manifestado para ambas as famílias e, em especial, no caso do Prefeito Reinaldo, para o povo de Calçoene, do Amapá, o voto de pesar em nome do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2024 - Página 44