Presidência durante a 21ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento da Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da nomeação do ex-Ministro Alysson Paolinelli no Ministério da Agricultura.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Homenagem:
  • Encerramento da Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da nomeação do ex-Ministro Alysson Paolinelli no Ministério da Agricultura.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2024 - Página 23
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, NOMEAÇÃO, ALYSSON PAOLINELLI, MINISTERIO DA AGRICULTURA (MAGR), HOMENAGEM POSTUMA, EX-MINISTRO DE ESTADO.

    O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - DF) – Bem, quero, primeiro, agradecer a presença de todos aqui e dizer da minha alegria e honra de presidir uma sessão em homenagem ao nosso querido Alysson Paolinelli, meu quase conterrâneo – eu sou de Araújos, bem pertinho de Bambuí –, que sempre nos tratou muito bem.

    Fiz recentemente com ele várias audiências com relação à Comissão do Senado do Futuro, onde ele já falava do futuro do agronegócio. Estamos enfrentando momentos difíceis aqui no Congresso Nacional, em função inclusive do agro, como foi dito aqui, a ainda não consolidação da propriedade privada – ainda há questionamento disso, inclusive invasões ainda em muitos lugares, como agora foi citado aqui pelo nosso querido Eduardo Azeredo, e a questão do marco temporal que aprovamos aqui, derrubamos vetos, e ainda insistem em questionar esse tipo de coisa.

    Quero agradecer também ao Josélio. Durante a covid, nós trabalhamos muito aqui com relação... Eu não sei se era o Lanac, mas foram laboratórios, em que o Brasil já era referência, e trabalhamos muito no sentido de produzir a vacina aqui nos laboratórios. Então isso ajudou bastante.

    Mas quero dizer do nosso compromisso aqui com o agro. Se hoje o Brasil ainda tem uma economia pujante, a gente deve ao agro. E hoje, no Congresso Nacional também... Eu não sabia que foi o Alysson também que fundou a frente do agro, que agora é a Frente Parlamentar da Agricultura, que tem um peso significativo aqui no Congresso Nacional. Hoje, no Congresso, o que funciona mesmo aqui são as frentes parlamentares, e a frente do agro é a que mais tem peso aqui, que realmente é mais organizada e dá realmente subsídio para que os Senadores e Deputados possam votar com consciência e com dados concretos aqui.

    Quero agradecer mais uma vez aqui a presença do Eliseu, porque a Embrapa para nós é uma grande referência, é um orgulho para nós, mas que, na prática, também tem suas dificuldades aqui com relação ao orçamento. Eu nunca vi uma coisa assim, quer dizer, a Embrapa nossa passando por dificuldades orçamentárias, e todo ano tem que ficar brigando aqui para... E, quando a gente consegue, ainda tem dificuldade de execução por parte, não da Embrapa, mas de outros órgãos.

    Mas quero dizer que é um privilégio participar aqui – viu, Dra. Marisa? Obrigado pela sua presença e dos filhos. E depois, após o encerramento, eu quero aqui fazer uma pequena homenagem. Então, eu gostaria, já, que viessem aqui para cima – para receberem a homenagem – a Daniela, o Gustavo e o Alexandre, para a gente poder fazer essa homenagem.

    Então, eu agradeço a presença de todos.

    E, cumprida a finalidade desta sessão especial do Senado, agradeço a todos que a honraram com a sua participação, e declaro, então, encerrada a nossa sessão.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2024 - Página 23