Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão solene destinada ao lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2024 (CNI).

Autor
Mecias de Jesus (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/RR)
Nome completo: Antônio Mecias Pereira de Jesus
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atuação do Congresso Nacional, Indústria, Comércio e Serviços:
  • Sessão solene destinada ao lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2024 (CNI).
Publicação
Publicação no DCN de 21/03/2024 - Página 10
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO SOLENE, LANÇAMENTO, CONGRESSO NACIONAL, AGENDA LEGISLATIVA, INDUSTRIA, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI).
  • REGISTRO, COMPROMISSO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, SUSTENTABILIDADE, ENFASE, ESTADO DE RORAIMA (RR), COMENTARIO, REFORMA TRIBUTARIA.

    O SR. MECIAS DE JESUS (Bloco/REPUBLICANOS - RR. Para discursar. Sem revisão do orador.) – Exmo. Sr. Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal, querido amigo Arthur Lira; Exmo. Sr. Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin; Sr. Primeiro-Vice-Presidente do Congresso Nacional e requerente desta sessão, Deputado Federal Marcos Pereira, também Presidente do nosso Partido Republicanos; Sr. Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Sr. Ricardo Alban; Sr. Presidente do Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria, Sr. Paulo Afonso; e diletos amigos e amigas que compõem esta Plenária, peço vênia para cumprimentar a todos na pessoa da Presidente da Federação das Indústrias do meu Estado de Roraima, Sra. Izabel Itikawa, que aqui se encontra prestigiando como uma comitiva do nosso estado. (Palmas.)

    Sr. Presidente, honrou-me sobremaneira o convite do Presidente Marcos Pereira para assinar, em conjunto com ele, o requerimento para a realização desta sessão solene.

    Cumprimento todos os Senadores, as Senadoras, os Deputados Federais, as Deputadas e os que acompanham pelos meios de comunicação desta Casa.

    É com grande satisfação que me dirijo a todos nesta sessão solene dedicada ao momento da Agenda Legislativa da Indústria 2024. Este evento marca um momento crucial para o nosso país, pois reflete não apenas o compromisso contínuo com o desenvolvimento econômico, mas também a busca por um futuro mais próspero e sustentável para todos os brasileiros.

    Infelizmente, desde a década de 90, o processo de desindustrialização do nosso país tem minado a competitividade do Brasil no cenário mundial. A participação da indústria no PIB, que já foi de mais de um terço de toda a riqueza produzida, hoje se resume a pouco mais de 10% desse valor.

    Sensível a esta necessidade, o Congresso Nacional, através da recente aprovação da política Nova Indústria Brasil, deu um passo significativo em direção à valorização e ao fortalecimento do setor industrial nacional. É uma decisão que não apenas reconhece a importância da indústria para a nossa economia, mas também demonstra um comprometimento genuíno com a reindustrialização do país.

    A recente aprovação da reforma tributária e os debates em torno da pauta verde refletem a necessidade urgente de políticas não apenas que estimulem o crescimento econômico, mas também abordem questões cruciais, como a sustentabilidade e a equidade social.

    Sr. Presidente, represento, no Senado Federal, um estado jovem, relativamente pequeno, pertencente à Região Norte do país, cuja economia carece de desenvolvimento. Ainda assim, Roraima vem experimentando o maior crescimento demográfico em todas as unidades da Federação, e necessitamos de uma economia capaz de acompanhar tal aceleração. Nossos esforços têm sido recompensados. Sob a gestão do atual Governador Antonio Denarium, Roraima alcançou em 2021 o terceiro maior crescimento do PIB do país, atingindo 8,4%. Esse sucesso não é isolado. A economia roraimense tem crescido consistentemente em ritmo superior à média da Região Norte e do restante do país. E, embora ainda dependamos fortemente do setor primário, é notável o avanço da indústria em nosso estado.

    Em 2021, o crescimento do setor industrial foi de 6,4%, contribuindo para a redução das taxas de desemprego. Um levantamento da Federação das Indústrias do Estado de Roraima, baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, revelou que o crescimento da indústria está diretamente relacionado à diminuição do desemprego, registrando o menor índice da série histórica, com apenas 5,1% no segundo trimestre de 2023. Esses indicadores evidenciam a necessidade urgente de qualificar mais de 6 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025, para suprir a crescente demanda por mão de obra qualificada em Roraima. Estamos empenhados em garantir que esse crescimento seja inclusivo e sustentável, beneficiando toda a nossa população.

    Nesse sentido, é fundamental que continuemos a trabalhar em conjunto – Governo, Parlamento e setor privado – para criar um ambiente propício aos investimentos, à inovação e ao desenvolvimento social. Precisamos garantir não apenas o acesso ao crédito para a indústria, mas também políticas que promovam a educação e a formação profissional, garantindo que todos os brasileiros tenham a oportunidade de prosperar neste novo cenário econômico.

    Defender a indústria nacional é defender empregos, avanços, desenvolvimento social e tecnológico. Contem sempre comigo como defensor do nosso avanço.

    Muito obrigado. Viva a indústria brasileira! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 21/03/2024 - Página 10