Discurso durante a 25ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Alegria com o recebimento da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria pelo empresário catarinense Leonardo Zipf, Diretor-Executivo da empresa Duas Rodas, sediada em Jaraguá do Sul-SC.

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Indústria:
  • Alegria com o recebimento da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria pelo empresário catarinense Leonardo Zipf, Diretor-Executivo da empresa Duas Rodas, sediada em Jaraguá do Sul-SC.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2024 - Página 37
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Indústria
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, ORADOR, ORDEM, MERITO, INDUSTRIAL, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI), EMPRESARIO, DIRETOR EXECUTIVO, EMPRESA, LOCAL, JARAGUA DO SUL (SC).

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu ocupo a tribuna hoje principalmente dominado por um sentimento que creio que é compartilhado por todos os Senadores, porque nós representamos os nossos respectivos estados, e o bairrismo é uma das manifestações que a gente exprime em nome do amor ao estado ao qual nós estamos vinculados, alguns por nascimento, como é o meu caso, e outros casos por opção.

    Eu quero celebrar aqui a conquista de Santa Catarina com a concessão da Ordem do Mérito da Confederação Nacional da Indústria para o empresário catarinense, líder da empresa Duas Rodas, de Jaraguá do Sul... que lhe foi conferida a Ordem do Mérito da Confederação Nacional da Indústria.

    Foi criada em 1958 e já teve como destinatários desta comenda expressões como Juscelino Kubitschek de Oliveira, Antônio Ermírio de Moraes e outros tantos que deram uma contribuição para a nossa indústria nacional.

    No caso, o meu orgulho como catarinense deriva do fato de que, ao longo destes 66 anos – desde 1958, que esta ordem, esta condecoração foi instituída –, o Sr. Leonardo Zipf, CEO da Duas Rodas, de Jaraguá do Sul, é o 33º catarinense agraciado. Isso demonstra o quanto Santa Catarina – e particularmente, no caso, Jaraguá do Sul – e a sua indústria significam para o desenvolvimento econômico do nosso país.

    O Sr. Leonardo Zipf construiu uma sólida carreira dentro desta organização. Há mais de 30 anos iniciou suas atividades como supervisor de venda e hoje é, repito, o líder número um desta gigante da economia catarinense brasileira, que tem unidades produtivas no Chile, na Colômbia e no México, além de dispor de um avançado centro de inovação e logística na Alemanha.

    Portanto, este meu cumprimento é destinado a todos os que empreendem em todas as atividades econômicas do meu estado. A indústria tem um destaque nacional pela competência que tem revelado na oferta ao mundo de produtos com alto valor agregado e com grande participação tecnológica, como atestam estes prêmios já conquistados.

    Portanto, estou aqui para expressar o meu orgulho como brasileiro e catarinense. Que essas palavras sejam de estímulo a todos aqueles que empreendem e fazem a grandeza do meu estado e do nosso país.

    Eu gostaria de citar, neste breve discurso, uma frase atribuída ao Freud, Sigmund Freud, um dos pais da psicanálise: "Contra os ataques é possível nos defendermos: contra o elogio não se pode fazer nada", mas se pode, sim, transformar o objeto do elogio num exemplo que pode ser seguido e aprimorado.

    Com essas palavras, eu quero deixar consignado, portanto, os meus cumprimentos tanto a Leonardo Fausto Zipf, quanto à empresa Duas Rodas e ao seu ambiente, que é Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina, e ao meu estado, que é motivo do meu orgulho e do meu zelo pela proteção ao nosso empresário, ao nosso trabalhador, que orgulham o país e a todos nós.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2024 - Página 37