Pela ordem durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pela aprovação do Requerimento (RQS) n° 186, de 2024, que "Requer voto de louvor à Assembleia Legislativa do Espírito Santo pela soltura do Deputado Estadual Capitão Assumção".

Críticas à Câmara dos Deputados por ter permitido a prisão do Deputado Federal Daniel Silveira.

Autor
Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Comemoração pela aprovação do Requerimento (RQS) n° 186, de 2024, que "Requer voto de louvor à Assembleia Legislativa do Espírito Santo pela soltura do Deputado Estadual Capitão Assumção".
Atuação do Congresso Nacional:
  • Críticas à Câmara dos Deputados por ter permitido a prisão do Deputado Federal Daniel Silveira.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2024 - Página 33
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO DE LOUVOR, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), SUSPENSÃO, PRISÃO, DEPUTADO ESTADUAL.
  • CRITICA, CAMARA DOS DEPUTADOS, AUTORIZAÇÃO, PRISÃO, DEPUTADO FEDERAL, DANIEL SILVEIRA.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Pela ordem.) – Sr. Presidente, bem rapidamente, só corroborando.

    A Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo tem como Presidente o Deputado Marcelo Santos, que não pôde estar aqui por motivos pessoais. E quero agradecer ao Senador Rogerio Marinho, que é o nosso Líder. Aqui tem os Deputados que vieram representar a Assembleia Legislativa, o Deputado Callegari, o Deputado Lucas Polese, o Deputado Delegado Danilo Bahiense.

    E nesse momento a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo está assistindo, está vendo aqui no Senado da República. Visto que há a Constituição, que é a bíblia da sociedade, o art. 53, muitas vezes a gente vai lá e debita com todas as letras e todos os números na conta do Ministro Alexandre de Moraes o fato de ter violado o art. 53 e ter prendido Daniel Silveira.

    Ele fez isso, mas mandou para a Câmara. A Câmara ia corroborar ou não corroborar. Nós vamos dizer sim ou não, prendemos ou não prendemos, mas a Câmara resolveu prender Daniel Silveira.

    E a Assembleia Legislativa fez diferente. No mesmo texto ou parecido, citando o art. 53 da Constituição, o Ministro Alexandre de Moraes manda para a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. E o Presidente Marcelo Santos tira uma Comissão que estudou o documento mandado pelo ministro e, por unanimidade, aprovou e em seguida levou a Plenário. Só teve quatro votos contra, de 30 Deputados, quatro contra e o resto, tudo a favor, pela soltura, em respeito à Constituição, respeito à Carta Magna.

    Aqui não conta partido, não conta direita, não conta esquerda, não conta nada. É a Carta Magna que nos protege a todos, o art. 53 que protege o Senador, que protege o Deputado Federal, que protege o Deputado Estadual. Por isso... E o Vereador. Onde é a minha a origem. Tem alguns Vereadores aqui também. É a sua também, Marinho? Muitos foram Vereadores.

    E por isso, Sr. Presidente, eu me alegro muito e agradeço a Deus por ter passado por aquela Casa também e por essa compreensão, que é respeito tão somente à Constituição brasileira.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2024 - Página 33