Pronunciamento de Leila Barros em 19/03/2024
Pela ordem durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Agradecimentos aos membros da Comissão de Educação, pela aprovação do Projeto de Lei (PL) n° 935, de 2022, que "Institui o dia 17 de outubro como o Dia Nacional de Luto e Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio".
- Autor
- Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
- Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Mulheres:
- Agradecimentos aos membros da Comissão de Educação, pela aprovação do Projeto de Lei (PL) n° 935, de 2022, que "Institui o dia 17 de outubro como o Dia Nacional de Luto e Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio".
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/03/2024 - Página 43
- Assunto
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- AGRADECIMENTO, MEMBROS, Comissão de Educação e Cultura (CE), APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, DIA NACIONAL, LUTO, MULHER, VITIMA, FEMINICIDIO.
A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Democracia/PDT - DF. Pela ordem.) – Rapidamente~, enquanto a Senadora Damares vai para o púlpito ali para fazer a sua fala. Eu gostaria só de agradecer – cumprimentar e agradecer – aos membros da Comissão de Educação, que aprovaram hoje o PL 935, de 2022, de minha autoria, que institui o dia 17 de outubro como o Dia Nacional de Luto e Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio.
Nós entendemos que é importante – não é, Senadora Damares e toda a Bancada Feminina? – termos uma data como ferramenta de conscientização dessa questão do feminicídio.
Então, por que 17 de outubro? Só gostaria de lembrar que foi o caso Eloá. A Eloá foi assassinada pelo seu ex-namorado, que a sequestrou e ficou mais de cem horas com ela, na mira de uma arma, e acabou matando-a depois, assassinando a jovem. Foi um crime bárbaro, que chocou, e ela se tornou meio que um símbolo desse crime bárbaro, que é a questão do feminicídio no nosso país.
Então, eu quero agradecer ao Senador Flávio Arns e aos membros da Comissão de Educação, que aprovaram, de forma unânime, instituindo este dia, 17 de outubro, o Dia Nacional de Luto e Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio.
Muito obrigada.