Pronunciamento de Veneziano Vital do Rêgo em 25/03/2024
Discurso durante a 27ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a celebrar os 200 anos de criação do Senado Federal brasileiro.
- Autor
- Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Atuação do Senado Federal,
Data Comemorativa:
- Sessão Especial destinada a celebrar os 200 anos de criação do Senado Federal brasileiro.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/03/2024 - Página 12
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Honorífico > Data Comemorativa
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, BICENTENARIO, SENADO, COMENTARIO, IMPORTANCIA, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA, CRITICA, DANOS, PATRIMONIO PUBLICO, MOVIMENTO SOCIAL, MES, JANEIRO, BRASILIA (DF).
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB. Para discursar.) – Minhas senhoras e meus senhores, os nossos cumprimentos, nesta data histórica, festiva, comemorativa e de relevo para todos os cidadãos e cidadãs brasileiros.
Reservando-me aqui a esta condição que me foi conferida, dirijo as primeiras palavras de agradecimento ao Presidente Rodrigo Pacheco, por fazê-lo – na permissão com que as minhas e os meus companheiros também o fazem –, para tentar, na medida daquilo que é muito pessoal, muito próprio e muito individual, externar o tamanho da satisfação e da aventura de sermos, meu querido Presidente Davi Alcolumbre, bafejados na condição de estarmos presentes a esta data tão grande, de relevo, o Bicentenário do Senado Federal, que, de imediato, nos remete às devidas e justas menções a todos os que o perpassaram, a todos os que a construíram nesses seus 200 anos – a todos, indistintamente!
Saúdo o Presidente Rodrigo Pacheco, porque todos nós, sabedores fomos e somos do seu zelo, do seu cuidado; e, também, igualmente honrado em poder presidir-nos nesta quadra.
Quero saudar S. Exa. o Ministro Gilmar Mendes. Em seu nome, as menções aos demais integrantes do STF.
Quero saudar S. Exa. a Sra. Presidente, querida Magistrada Maria Thereza, com menções aos integrantes do nosso Superior Tribunal de Justiça.
Quero cumprimentar a presença do Executivo, na figura do estimado Parlamentar e competente Deputado Federal, emprestado a missões na Secretaria de Relações Institucionais, querido Ministro Alexandre Padilha.
Quero cumprimentar o Dr. Paulo Gonet. Em seu nome, as menções elogiosas ao Ministério Público, S. Exa. que responde pela Procuradoria-Geral da República.
Quero abraçar o estimado, dedicado e fervoroso defensor desta instituição, companheiro de competência, a quem coube organizar não apenas o ato solene de hoje, mas outros que virão, entre os quais aquele que foi posto ao nosso conhecer, essa parceria entre Senado Federal e TV Cultura. O abraço e o cumprimento pela competente missão que lhe foi designada, delegada e tão bem realizada, querido parceiro, Primeiro-Secretário da Casa, Rogério Carvalho.
A todos os demais membros de corpos diplomáticos, as nossas saudações. Todos são muito bem-vindos ao nosso Parlamento.
Saúdo as Sras. Senadoras, nas pessoas da querida Senadora Leila, da Senadora Margareth e da Senadora Tereza Cristina, e estendemos às demais integrantes da Bancada Feminina e aos companheiros, Senadores, cujos nomes menciono: Líderes Jaques Wagner e Senador Randolfe Rodrigues.
Pois bem, devem ser breves as palavras, não obstante desejoso de poder externar um pouco, falar um pouco e exprimir um pouco – Senador Efraim Morais – essa alegria incontida de poder fazer parte deste instante dos 200 anos do Senado Federal, aquilo que o Presidente já mencionou e já nos trouxe na sua fala inaugural, aquilo que também foi detalhado entre outras tantas que poderiam ser as conquistas e as ações que o Senado Federal tem feito nesses últimos momentos, mas principalmente, Presidente Rodrigo Pacheco, o que é indiscutível, o que é de se dizer sempre: a importância da instituição Senado Federal para a história do Brasil, do Brasil Monarquia, do Brasil República. V. Exa. trouxe, em seu pronunciamento, passagens. V. Exa. trouxe não tudo que nós poderíamos e desejávamos porque o ambiente, o momento, o instante, inclusive o tempo que nós temos para fazê-lo assim não permite.
Esta Casa é de suma importância, meu querido Paulo Paim. Tantas e tantas matérias V. Exa. trazia e trará e nós veremos; aquilo que nós devemos conceber não apenas, mas convencidos estarmos de nos ver enquanto cidadãos dentro do Senado Federal. Aquilo que é produzido pelo Legislativo diz diretamente às nossas vidas, às nossas relações, a tudo aquilo que permeia a sociedade brasileira.
Nós precisamos externar se ela pode e deve, em nome, inclusive, do bom debate, debate este proposto nas divergências, acalorados momentos; mas jamais, Presidente Rodrigo Pacheco, questioná-la; mas jamais negá-la; jamais tentar enfraquecê-la a partir de nós mesmos, integrantes do Senado Federal, que temos o dever por viver nela, por estar nela, por construir, dia a dia; por solidificá-la e consolidá-la no debate, nas permanentes discussões. Nós não podemos deixar de fazer o trabalho, o dever que nos cabe; mostrar o quão importante o Senado Federal foi, é e será.
Não precisamos ir a muito, senão há poucos meses, quando o Brasil se viu em meio a uma situação indizível, uma situação indesejável, uma situação inaceitável: o 8 de janeiro de 2023. Aqui estávamos nós – Senado da República, Câmara Federal, Executivo, Poder Judiciário – a dizer: a defesa da República nos cabe e, ao nos caber, não faltaria a presença de cada uma e de cada um dos Srs. e das Sras. Senadores da República.
Encerro, portanto, felicíssimo, honrado, regozijado deste instante; de fazer parte deste Bicentenário e renovar os nossos compromissos, estando ou não mais estando no Senado Federal, indiferentemente. Acima de tudo, defender a nossa República, os seus preceitos, os seus postulados, também é defender o Senado da República.
Parabéns, Presidente Rodrigo Pacheco!
Parabéns ao Brasil por ter esta Casa vigorosa, firme e cônscia das suas responsabilidades do hoje e do amanhã!
Muito obrigado. (Palmas.)