Presidência durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio ao discurso do Senador Paulo Paim acerca da comemoração do bicentenário do Senado Federal.

Autor
Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Homenagem:
  • Elogio ao discurso do Senador Paulo Paim acerca da comemoração do bicentenário do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2024 - Página 18
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • ELOGIO, DISCURSO, SENADOR, PAULO PAIM, COMEMORAÇÃO, BICENTENARIO, SENADO.

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Eu gostaria de registrar, no pronunciamento de V. Exa., Senador Paulo Paim, a essência, e, também, V. Exa., que é um dos próceres na defesa de interesses de vários segmentos da sociedade brasileira...

    Ontem, na comemoração dos 200 anos do Senado da República, nós, aqui no Plenário, com a apresentação, por parte do nosso Presidente Rodrigo Pacheco de uma sessão histórica, demonstramos exatamente esse registro que vai ficar de forma indelével nas nossas memórias: duzentos anos que completa esta Casa com tantos serviços prestados ao nosso país. E à noite, para completar parte destas solenidades, nós tivemos a oportunidade de assistir a um concerto com o tema "Uma jornada histórica rumo ao futuro". Lá estávamos nós, acompanhados do Presidente Rodrigo Pacheco e de outros colegas Senadores, e, como V. Exa. bem afirmou, estávamos lado a lado, na primeira fila, acompanhando aquele espetáculo de brasilidade promovido por um dos maiores artistas do cenário musical brasileiro, o João Carlos Martins, que já correu o mundo levando a música, levando a sua capacidade de apresentação e de resiliência gigantesca pelo seu problema de saúde hoje, mas não menos reconhecido por grandes veículos de comunicação do mundo, como The New York Times, Washington Post, Los Angeles Times, etc. E, em todos os lugares, levando a música brasileira, parte da nossa história, o que de uma certa forma sacode a alma brasileira.

    E ali nós vimos a reprodução de parte da nossa história em cenários apresentados através de vídeos, com muita produção histórica, didática e, acima de tudo, trazendo todos os momentos das Constituições que posteriormente vieram, após a criação do Senado. Cada uma no seu tempo, cada uma com a sua história, mostrando a pujança, a grandeza do Senado da República em muitas vezes, em momentos de crise, ser o ponto de equilíbrio entre esses momentos duros que nós vivemos na vida brasileira.

    Mas ali estava V. Exa. também como o único Parlamentar que teve a felicidade de ser Constituinte, assistindo ali, vendo as figuras memoráveis que, sob a batuta do saudoso Ulysses Guimarães, que até aplaudido foi por todos os que estavam presentes quando apareceu a sua imagem naqueles cenários que eram ali apresentados na linha do tempo. V. Exa. estava ao meu lado e eu senti o abalo do espírito que V. Exa. sentiu por ter sido um daqueles próceres da Constituição Cidadã de 1988. Portanto, nós que temos... eu, que tenho a honra de conviver com V. Exa. há mais de 30 anos, desde quando chegamos aqui, em 1991, na Câmara dos Deputados, nós sabemos o quanto V. Exa. representa para a política brasileira. E cada manifestação dessa é uma espécie de conhecimento que nós logramos ter, por tê-lo como uma grande expressão da política nacional.

    Portanto, nesse aniversário de 200 anos do Senado da República, V. Exa. recebeu, de uma forma silenciosa, mas especial, essa marca, que vai ficar registrada nos Anais do Senado da República.

    Parabéns a V. Exa. pelo pronunciamento.

    Eu gostaria de convidar o Senador Eduardo Girão para assumir a Presidência, para que eu possa, na verdade, fazer o meu pronunciamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2024 - Página 18