Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Aplausos ao papel desempenhado pelo Senado Federal, ao longo de seus 200 anos de história, na evolução político-institucional do País.

Autor
Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Homenagem:
  • Aplausos ao papel desempenhado pelo Senado Federal, ao longo de seus 200 anos de história, na evolução político-institucional do País.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2024 - Página 19
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, SENADO, PERIODO, BICENTENARIO, HISTORIA, FAVORECIMENTO, EVOLUÇÃO, POLITICA, ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL, PAIS.

    O SR. CHICO RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR. Para discursar.) – Sr. Presidente Eduardo Girão, Srs. Senadores, população brasileira que nos assiste neste momento, eu também gostaria de fazer aqui um pronunciamento em referência aos 200 anos do Senado.

    À medida que a história se desenrola diante de nossos olhos, há instituições que, por sua longevidade e importância, merecem um lugar de destaque entre os pilares democráticos. O Senado Federal é uma dessas unidades, cujas raízes mergulham no solo fértil da governança e da representação popular.

    Neste ano, ao celebrarmos o Bicentenário desta Casa, somos convidados a refletir sobre o seu papel na formação da história nacional. Desde sua criação, há 200 anos, completados nesse último dia 25 de março, o Senado tem sido um bastião da democracia, um farol de sabedoria e um guardião dos princípios que formam a nacionalidade. Esta Câmara Alta, com seus membros escolhidos para representar os interesses do povo, dos estados e do Distrito Federal, tem se mostrado uma instituição indispensável na promoção do equilíbrio e na moderação da dinâmica legislativa. Em meio a diversas tempestades políticas e marés de mudança, o Senado permaneceu firme, assegurando a estabilidade diante da volatilidade da arena política. Sua história é marcada por debates vigorosos e decisões que moldaram o destino da nação, provando que, mesmo nas horas mais difíceis, a deliberação ponderada e o compromisso com o bem comum devem iluminar o caminho a seguir.

    O bicameralismo, como pedra angular dos sistemas políticos modernos, desempenha um papel importantíssimo na mediação da complexidade inerente às sociedades contemporâneas, especialmente em países tão diversos e desiguais como o nosso país. Nesse contexto, o Senado Federal emerge como um elemento vital; não só como Câmara de revisão legislativa, mas também como um espaço privilegiado para a formação de consensos e para a articulação política necessária ao avanço da legislação e das políticas públicas que atendam ao espectro amplo de interesses e necessidades de uma nação multifacetada.

    A capacidade do Senado de atuar como fiel da balança entre as diversas forças políticas e sociais, facilitando o processo deliberativo, é e sempre foi fundamental para a estabilidade e o progresso do Brasil. Ao longo de sua história, Sr. Presidente, o Senado Federal tem provado ser instrumento indispensável na construção de pontes entre diferentes visões, fomentando um ambiente legislativo e político no qual as soluções para os desafios da nação são cuidadosamente calibrados para refletir a complexidade e a riqueza da sociedade brasileira.

    O Senado Federal desempenha, também, um papel fundamental no fortalecimento do pacto federativo e no equilíbrio social do Brasil, servindo como uma força equalizadora.

    Ao garantir igual representação dos estados e do Distrito Federal, independentemente do tamanho de sua população ou da extensão de seu território, a Câmara Alta assegura que as vozes de todas as regiões sejam ouvidas com o mesmo peso nas deliberações nacionais. Esse mecanismo é crucial para promover o equilíbrio e a coesão nacionais, permitindo que interesses regionais específicos sejam considerados na formulação de políticas públicas e na tomada de decisões legislativas.

    No Senado, muitas vezes se alcança o equilíbrio necessário para avançar em temas de extrema importância, como a reforma tributária, a reforma da previdência, a reforma trabalhista, temas que exigem amplo consenso e são fundamentais para assegurar o desenvolvimento sustentável e a prosperidade do nosso país.

    Essa capacidade de agir como mediador, que o Senado tem, e integrador das diversas forças políticas e sociais confirma o papel do nosso Senado no sistema político brasileiro, reforçando sua contribuição para a manutenção da estabilidade, da justiça social e do progresso da nossa nação.

    As Senadoras e os Senadores, representantes da vontade popular e defensoras e defensores do Estado de direito, têm, através desses dois séculos, construído, com suas palavras e ações, a nossa história legislativa. As contribuições de nomes como Ruy Barbosa, Tancredo Neves, José Sarney, Pedro Simon e tantos outros alcançam o coração e a alma da nação, influenciam gerações e contribuem decisivamente para moldar o curso do nosso desenvolvimento coletivo.

    O Bicentenário do Senado é um testemunho do poder da governança responsável e também da representação equitativa. Celebremos esta ocasião com reverência e gratidão, reconhecendo que cada capítulo da história é um bloco de construção da nossa identidade nacional. Que a luz da sabedoria e o espírito republicano continuem a nos guiar rumo a um futuro repleto de paz e prosperidade!

    Sr. Presidente, hoje nós temos a oportunidade, como V. Exa. e os demais Senadores que já me antecederam, de aqui deixar esse registro, que vai ficar tatuado na memória dos 81 Senadores que fazem parte desta comemoração de 200 anos da Câmara Alta, que é o Senado da República, mostrando que a manifestação da vontade, a expressão do conhecimento individual e coletivo de cada um de nós, Senadores, representa nada mais nada menos do que o sentimento da nacionalidade brasileira.

    Portanto, quando olhamos, pelo retrovisor do tempo, nomes que por aqui passaram desde a Monarquia, entrando pela República e, hoje, neste momento em que vivemos muitas vezes com discussões acaloradas, nós sentimos que esta Casa é o ponto de equilíbrio, esta Casa é, na verdade, a guardiã mais forte da Constituição brasileira.

    Portanto, caro Presidente, eu que muitas vezes assisto – aqui presidindo esta Casa, as sessões desta Casa – às manifestações de V. Exa., sei que a alma brasileira sacode nas manifestações, seja de uma forma ou de outra, por parte dos Senadores, mas é aqui que está o sentimento da nacionalidade.

(Soa a campainha.)

    O SR. CHICO RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Gostaria de citar aqui uma frase que eu ouvi, curta, mas que faço minhas palavras também: "No Senado, toda voz é uma voz".

    Portanto, muito obrigado pela participação de hoje.

    Quero dizer que vamos ficar nos Anais da história como membros que fazem parte do Bicentenário do Senado da República.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2024 - Página 19