Pela Liderança durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reflexões em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Preocupação com as mudanças climáticas e suas repercussões na agricultura brasileira.

Satisfação com a filiação do Senador Izalci Lucas ao PL.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Data Comemorativa, Mudanças Climáticas:
  • Reflexões em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Preocupação com as mudanças climáticas e suas repercussões na agricultura brasileira.
Eleições e Partidos Políticos:
  • Satisfação com a filiação do Senador Izalci Lucas ao PL.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2024 - Página 38
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Honorífico > Data Comemorativa
Meio Ambiente > Mudanças Climáticas
Outros > Eleições e Partidos Políticos
Indexação
  • COMENTARIO, DIA INTERNACIONAL, AGUA, MES, MARÇO, PREOCUPAÇÃO, MUDANÇA CLIMATICA, RESULTADO, AGRICULTURA, BRASIL.
  • ELOGIO, FILIAÇÃO PARTIDARIA, SENADOR, IZALCI LUCAS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO LIBERAL (PL).

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Pela Liderança.) – Presidente Izalci, quero aqui registrar e dar como lidos dois pronunciamentos – quero a autorização de V. Exa., até para não me delongar muito.

    O primeiro: quero registrar que neste dia 22 de março, comemoramos então o Dia Mundial da Água. E aqui eu quero sugerir algumas reflexões que se mostram imperiosas, levando em consideração o futuro do planeta.

    Análise feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico indica que a disponibilidade de água pode diminuir até 40% nas Regiões Norte e Nordeste e também no Centro-Oeste e em parte do Sudeste. Isso, Sr. Presidente, até 2040. Em outras palavras, esse cenário vem se configurando ano a ano... E 2040 está bem próximo, faltam só 16 anos. Isso não é nada se levarmos em consideração a história deste planeta.

    Quero registrar, inclusive, que a previsão para o nosso Pantanal mato-grossense é que tenhamos agora a maior seca dos últimos 154 anos.

    Senador Nelsinho Trad, somos irmãos ali, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com o nosso Pantanal único, sendo que dois terços estão lá no Mato Grosso do Sul, por isso, inclusive, estamos discutindo aqui o Estatuto do Pantanal. Criamos agora a Subcomissão de Meio Ambiente com foco específico no Pantanal. Portanto, assuntos como esse agora... Inclusive, tivemos essa situação no Rio de Janeiro anunciada, pré-anunciada... Está previsto agora também para Mato Grosso, neste final de semana, um calor infernal com chuvas torrenciais. E, isso, infelizmente, não é bom, porque, na agricultura, a chuva torrencial, além de não percolar no solo, também pode causar mais danos, principalmente à questão do Pantanal, para onde vai o assoreamento. Então, Sr. Presidente, eu quero, nesse aspecto – até porque o segundo pronunciamento tem muito a ver –, alertar que não podemos deixar que essa situação se agrave muito mais ainda, e convoco a todos para, juntos com a ciência, a tecnologia e o conhecimento empírico... Porque lá quem vive no dia a dia da terra, e principalmente destaco no Pantanal o homem pantaneiro, com a sua experiência secular na convivência com a pecuária, com os ribeirinhos, com os quilombolas, com os indígenas... Essa sabedoria também não pode ser deixada de levar em conta. Por isso, a solução temos que buscar, acima de tudo, conjuntamente, para buscar a vida não só em todos os nossos ecossistemas, mas também a vida no planeta.

    Ainda, Sr. Presidente, um outro pronunciamento – e uma coisa leva à outra. É que estamos acompanhando com muita preocupação as consequências exatamente do clima em função da agricultura, e a nossa produção agrícola vem sofrendo muito, principalmente no caso do Mato Grosso, já que somos o maior produtor de soja. Já passamos a Argentina na produção de soja, somos responsáveis por 80% da produção de algodão e hoje, com essa situação do El Niño, de todos os efeitos climáticos, o Mato Grosso é um estado em que estão sofrendo muito os seus produtores.

    Inclusive tivemos já muitas reuniões com a Aprosoja, a Famato, todos os setores organizados – também quero registrar aqui a preocupação da CNA – no sentido de que encontremos soluções. Já foi levado ao Governo, através do Ministério da Agricultura. O Ministro Fávaro é do Mato Grosso, portanto, conhece muito essa realidade, e o país agora... Como estivemos aqui todos nós, Senadores, Deputados, o Congresso Nacional na época da pandemia buscando soluções para que o Brasil não entrasse em caos... E aí me lembro bem das ações conjuntas no Governo Bolsonaro, criamos aqui vários programas. Inclusive registro o nosso Governador Jorginho, que apresentou o Pronampe, que foi realmente um programa muito importante para que nossos micros e pequenos empresários não pudessem ir à bancarrota.

    Eu concluo aqui pedindo a V. Exa. Autorização para que dê como lido, na íntegra, o meu pronunciamento e dizendo que estamos aqui todos prontos para contribuir, oposição e situação. Nós aqui, na condição de oposição, queremos, acima de tudo, buscar soluções para o Brasil na geração de emprego, para que o nosso produtor tenha realmente condições de sobrevida e de continuar gerando riqueza e emprego.

    Por isso, então, todos nós aqui estamos buscando a melhor situação, afinal, como se diz: quando o campo vai mal, a cidade sempre – e não podemos deixar que isso aconteça – perece. Portanto, a cidade sente, e não podemos permitir que o círculo de desenvolvimento registrado hoje em Mato Grosso venha a diminuir, em prejuízo do bem-estar de toda a população.

    Concluo, Sr. Presidente, com muito entusiasmo aqui também, agradecendo o convite que todos nós do PL fizemos a V. Exa. Quero aqui anunciar, pelo nosso partido, a felicidade de estar recebendo aqui um dos Parlamentares mais capacitados desta Casa, mais atuantes, até porque vive em Brasília e está, de segunda a sexta, sempre presente nas nossas audiências públicas, nas sessões solenes, cumprindo o seu papel.

    Também pela sua profissão, pela sua formação, pela sua dedicação, o PL, com certeza, amanhã, será um partido muito maior.

    O convite é feito pelo Presidente Bolsonaro, pelo Presidente Valdemar e por todos nós Senadores e Deputados Federais. Então, quero aqui também, como Líder do Bloco Vanguarda, convidar todos para que estejamos, amanhã, a partir das 18h, lá no Setor de Clubes Norte, no Clube Minas, para receber essa filiação.

    O Presidente Bolsonaro já confirmou. O nosso Governador Jorginho Mello também está confirmado. Deputados e Senadores estarão lá presentes, porque sabemos da força...

    Estou fazendo um convite aqui para quem não o recebeu – é uma festa pública. Convido todos aqueles que estão nos assistindo para que estejam lá, junto com o Presidente Bolsonaro e com o nosso querido Senador Izalci, para que a gente possa construir uma Brasília com muito mais oportunidades.

    O futuro a Deus pertence. Mas vamos trabalhar!

    V. Exa., com certeza, tem grandes projetos. E o PL também, a partir deste momento, passa a ter um grande projeto, junto com os nossos Senadores e com todos os nossos suplentes.

    A Deputada Bia Kicis esteve no Mato Grosso esta semana, conversando, e também transmitiu, da mesma forma, o entusiasmo dela com a filiação de V. Exa. no PL.

    Muito obrigado.

DISCURSOS NA ÍNTEGRA ENCAMINHADOS PELO SR. SENADOR WELLINGTON FAGUNDES.

(Inseridos nos termos do art. 203 do Regimento Interno.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2024 - Página 38