Presidência durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos acerca da impossibilidade da concessão da palavra a todos os Senadores durante a sessão especial em homenagem ao bicentenário do Senado Federal.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Homenagem:
  • Esclarecimentos acerca da impossibilidade da concessão da palavra a todos os Senadores durante a sessão especial em homenagem ao bicentenário do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2024 - Página 49
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, IMPOSSIBILIDADE, CONCESSÃO, PALAVRA, BANCADA, SENADOR, ENFASE, OPOSIÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, BICENTENARIO, SENADO.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Muito obrigado, Senador Nelsinho Trad.

    Ao ensejo do seu pronunciamento, eu gostaria, inclusive, de agradecer uma vez mais aqui de viva voz e da Presidência do Senado ao maestro João Carlos Martins, na pessoa de quem cumprimento todos os músicos que realmente nos proporcionaram uma grande celebração festiva dos 200 anos do Senado Federal.

    Cumprimento a nossa Direção-Geral, os nossos servidores e servidoras, que proporcionaram não só esse evento, mas os outros que nós fizemos ao longo do dia: a palestra no Seminário Internacional Democracia e Novas Tecnologias, do Prof. Manuel Castells, que é um grande sociólogo mundialmente reconhecido, espanhol, e que atua em faculdades e universidades dos Estados Unidos e da Espanha; a visita de delegações estrangeiras que se fizeram presentes no Senado Federal na data de ontem e a presença muito significativa na sessão solene especial de celebração dos 200 anos do Senado.

    E, nesse particular, eu gostaria apenas de esclarecer e reafirmar o meu mais absoluto compromisso de respeito com todos os Senadores, de Oposição ou de Governo. Na verdade, em se tratando de uma sessão especial, há uma regra de oradores previamente estabelecida. Infelizmente, eu não podia dar a palavra aos nossos 80 colegas Senadores, sob pena de desnaturar a essência do que era uma solenidade e não uma sessão de debates.

    Então, só por esta razão, eu, que sempre respeitei a Oposição em todos os momentos, seja a Oposição anterior, seja esta Oposição, jamais limitaria a fala da Oposição ou de qualquer Senador numa sessão própria de debates. Mas não era o caso, numa solenidade comemorativa dos 200 anos.

    Então, fica esse esclarecimento e o meu apreço aos meus colegas Senadores de Governo e de Oposição.

    Com a palavra, para discutir, Senador Fabiano Contarato.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2024 - Página 49