Pela ordem durante a 32ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários acerca do Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Direitos Humanos e Minorias:
  • Comentários acerca do Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Publicação
Publicação no DSF de 03/04/2024 - Página 56
Assunto
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Indexação
  • COMENTARIO, REFERENCIA, DIA INTERNACIONAL, Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Presidente histórico deste Congresso Nacional e meu amigo pessoal, Rodrigo Pacheco, eu gostaria de, inicialmente, também como filho de merendeira de grupo escolar e costureira, dona Zezé Kajuru, dizer que, nesses cinco anos de mandato, foi o mais emocionante pronunciamento que ouvi de uma suplente.

    Eu estive, recentemente, em Fortaleza, capital cearense – que eu tanto amo, e lá tenho amigos pessoais, como Raimundo Fagner e tantos outros, através da música –, e pude ver e saber do seu currículo, Janaína Farias, Senadora, que é bem-vinda neste momento aqui.

    Eu terei orgulho de ser seu companheiro, e você me emocionou quando falou do autismo, exatamente hoje, 2 de abril, que é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Sabendo hoje, você, Janaína, como apaixonada por causas sociais que você é, além de sua envergadura moral, até porque, para ser suplente – assim como tem a mesma envergadura a minha amiga pessoal, que virou irmã, Augusta Brito... Para ser suplente de Camilo Santana tem que ter muita honradez, porque esse homem fez história como o maior Governador do Ceará e, para mim, já é o maior Ministro da Educação da história deste país, Camilo Santana.

    Ele, que tem como eterna primeira-dama a Onélia, hoje minha amiga, apaixonada por causas sociais. O amor dela aos próximos mais carentes... Ela, que também tem paixão pela causa do autismo. Eu já a convido aqui, publicamente – convido também o Presidente Rodrigo Pacheco, os demais Senadores. Em junho, nós vamos a Atlanta, nos Estados Unidos, para conhecermos o maior centro de autismo do mundo.

    Hoje, lamentavelmente, a Organização Mundial da Saúde, tem uma informação triste. A partir de agora, a cada 36 crianças nascidas, uma será autista; antes era, a cada cem, uma. Vejam a situação preocupante com essa causa linda, que não é doença, embora tenha gente ignorante que pense que é doença. Então, que você também se junte a nós.

    A nossa querida Onélia, primeira-dama, foi a Goiânia conhecer o meu instituto, que foi o primeiro do Brasil, criado. E, hoje, já tenho quatro, de que o Presidente Lula, sensível, me deu emendas para bancar todo o custeio, de quatro centros. Teremos dez no Estado de Goiás. O Ceará também é exemplo em relação ao autismo.

    Portanto, seja bem-vinda, Senadora Janaína Farias.

    E eu, como sou da música, sou compositor, eu quero terminar lhe oferecendo um poema da demonstração de como você é bem-vinda a esta Casa:

Se teu sonho for maior que ti

Alonga tuas asas

Esgarça os teus medos

Amplia o teu mundo

Dimensiona o infinito

E parte em busca da estrela...

Voa alto!

Voa longe!

Voa livre!

    Voa, Janaína Farias! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/04/2024 - Página 56