Pronunciamento de Carlos Viana em 09/04/2024
Pela ordem durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Voto de aplauso à Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (Aciv)
- Autor
- Carlos Viana (PODEMOS - Podemos/MG)
- Nome completo: Carlos Alberto Dias Viana
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Homenagem:
- Voto de aplauso à Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (Aciv)
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/04/2024 - Página 67
- Assunto
- Honorífico > Homenagem
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- VOTO DE APLAUSO, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIA, AGROPECUARIA, SERVIÇO, VARGINHA (MG).
O SR. CARLOS VIANA (Bloco Parlamentar Independência/PODEMOS - MG. Pela ordem.) – Requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, inserção em ata de voto de aplauso à Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (Aciv), pela celebração de seu centenário.
Requeiro ainda, Sr. Presidente, que seja enviada cópia do presente voto, conforme os dados em anexo.
Há exatos cem anos, um grupo de visionários comerciantes se reuniram com um propósito claro: impulsionar o desenvolvimento econômico de Varginha, uma das principais cidades do nosso sul de Minas. Da reunião histórica, nasceu a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha, cuja trajetória se confunde com a própria evolução da cidade.
Essa jornada teve início em 27 de março de 1924, quando uma comissão de comerciantes, movida pela preocupação com o crescimento do município, convocou empresários interessados em debater a criação de entidade que defendesse os interesses do comércio, indústria e agropecuária local. Sob a liderança do Dr. Matheus Nogueira de Acayaba, a convite do proativo Sr. Alberto de Moraes, a Aciv foi oficialmente fundada em 6 de abril do mesmo ano.
Hoje, a Aciv emerge como uma das principais associações comerciais de Minas, uma instituição sólida e atuante, referência não apenas em Varginha, mas em todo o sul de Minas. Ao longo da trajetória centenária, a Aciv cumpriu fielmente a missão de fortalecer, integrar, desenvolver e defender os interesses da classe empresarial.
A importância de uma associação comercial como a Aciv transcende a mera representação de interesses empresariais. Em um cenário econômico cada vez mais desafiador, a presença de uma associação forte e comprometida como a Aciv torna-se ainda mais vital para garantir a resiliência e a prosperidade da comunidade empresarial e, por consequência, de toda a cidade e do nosso sul de Minas.
É o meu pedido a esta Casa, Sr. Presidente Rodrigo Pacheco.