Pronunciamento de Carlos Portinho em 30/04/2024
Questão de Ordem durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Questão de Ordem acerca da natureza da sessão realizada na última quinta-feira, 25 de abril de 2024, que foi convocada como extraordinária, mas ocorreu como ordinária.
- Autor
- Carlos Portinho (PL - Partido Liberal/RJ)
- Nome completo: Carlos Francisco Portinho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Questão de Ordem
- Resumo por assunto
-
Processo Legislativo:
- Questão de Ordem acerca da natureza da sessão realizada na última quinta-feira, 25 de abril de 2024, que foi convocada como extraordinária, mas ocorreu como ordinária.
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/05/2024 - Página 26
- Assunto
- Jurídico > Processo > Processo Legislativo
- Indexação
-
- QUESTÃO DE ORDEM, CONVOCAÇÃO, SESSÃO DELIBERATIVA, SESSÃO ORDINARIA, SESSÃO EXTRAORDINARIA.
O SR. CARLOS PORTINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ. Para questão de ordem. Por videoconferência.) – Então, Sr. Presidente, eu vou manter a questão de ordem sem prejuízo naturalmente da composição futura sobre a PEC. Mas a questão de ordem é com base nos arts 403 e 404 do Regimento. Por quê? A sessão de quinta-feira passada foi convocada como sessão extraordinária, mas ela foi realizada como ordinária, e isso fere o Regimento, até porque a convocação era para extraordinária – é para não contar a sessão de quinta-feira passada.
Eu acho que, então, não há prejuízo, se a gente está aí numa composição, até para a gente respeitar. A convocação era extraordinária. Eu fui correndo para o Plenário porque mudaram para ordinária, mas mudaram quando ela começou. Isso não é admitido aqui pelo Regimento, até por uma questão de lealdade. A convocação que eu tenho aqui é como extraordinária na quinta-feira passada. Então, ela não pode ser considerada ordinária, data maxima venia, independente do mérito e independente de uma composição.