Fala da Presidência durante a 58ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura da Sessão Especial destinada a homenagear Ayrton Senna da Silva, por ocasião dos 30 anos de seu falecimento.

Autor
Astronauta Marcos Pontes (PL - Partido Liberal/SP)
Nome completo: Marcos Cesar Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Desporto e Lazer, Homenagem:
  • Abertura da Sessão Especial destinada a homenagear Ayrton Senna da Silva, por ocasião dos 30 anos de seu falecimento.
Publicação
Publicação no DSF de 11/05/2024 - Página 12
Assuntos
Política Social > Desporto e Lazer
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, AYRTON SENNA.

    O SR. PRESIDENTE (Astronauta Marcos Pontes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP. Fala da Presidência.) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 223, de 2024, de minha autoria e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário do Senado Federal.

    A sessão é destinada a homenagear nosso Ayrton Senna da Silva, maior piloto da história da Fórmula 1, por ocasião dos 30 anos de seu falecimento.

    Compõem a mesa os seguintes convidados: Sr. Renato Junqueira, Secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal – obrigado pela presença –; (Palmas.) Sr. Ewerton Fulini, Vice-Presidente do Instituto Ayrton Senna; (Palmas.) Sr. Leonardo Senna, irmão do homenageado; (Palmas.) e Sr. Renato Constantino, Presidente da Federação de Automobilismo do Distrito Federal. (Palmas.)

    Neste momento, eu convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional, que será interpretado pela Banda de Música da Força Aérea Brasileira.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (Astronauta Marcos Pontes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP) – Eu gostaria de pedir que todos permaneçam em posição de respeito para, antes de iniciarmos, fazermos um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia no Estado do Rio Grande do Sul.

(Faz-se um minuto de silêncio.)

    O SR. PRESIDENTE (Astronauta Marcos Pontes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP. Para discursar - Presidente.) – Boa tarde a todos.

    Antes de mais nada, eu gostaria de agradecer a presença de cada um de vocês que aqui se junta a nós para homenagear este grande brasileiro Ayrton Senna da Silva. Quero agradecer também a todos aqueles que nos acompanham das galerias e àqueles que nos acompanham através da TV Senado e das redes do Senado Federal.

    Gostaria também, de forma especial, de agradecer ao pintor Rodolfo Vanni, meu conterrâneo da cidade de Bauru, que nos enviou uma pintura, que será assinada ao final desta cerimônia.

    E também quero agradecer o capacete aqui presente; acho que dá uma visão muito boa de tudo aquilo que a gente tem guardado na memória, para aqueles que conseguiram, há 30 anos, como eu, nos domingos, assistir ao nosso Ayrton Senna. Aquilo era algo que mudava os nossos domingos, com certeza.

    Hoje, aqui, a nossa intenção é homenagear esse grande brasileiro, Ayrton Senna, depois de 30 anos do seu falecimento. Eu acho que é uma homenagem justa e muito merecida, feita pela Casa da população brasileira – aqui, no Senado Federal, representamos, cada um de nós Senadores, a nossa população –, e eu acho que isso é uma maneira muito singela, porém bastante representativa, de dizer que o Brasil inteiro está homenageando o nosso Ayrton Senna.

    A gente tem o prazer muito especial de ter o Leonardo, irmão do Ayrton Senna, aqui conosco.

    Com certeza, este dia vai ficar marcado também na história de todos nós.

    Eu tive o prazer e a honra de carregar a bandeira do Brasil no espaço, e eu tenho certeza de que, todas as vezes em que o Ayrton levantava aquela bandeira no carro, ele sentia o mesmo orgulho que eu senti no momento em que eu estava ali, com aquela bandeira do Brasil, decolando em um foguete com 200 toneladas de combustível e, depois, lá no espaço. É muito importante isso aí.

    Para os jovens que estão aqui – eu vejo muitos jovens –, talvez vocês não tenham visto o Ayrton Senna. Quem aí é nascido depois de 1994? (Pausa.)

    Um, dois... É, tem vários.

    Vocês talvez não tenham tido a chance de ver, ao vivo, o Ayrton Senna nas pistas, mas eu tenho certeza de que vocês já viram muitos vídeos, e essa imagem dele – da determinação do Ayrton Senna, de tudo que ele representava – eu tenho certeza de que vai inspirar todos vocês, da mesma forma que nos inspirou até os dias de hoje.

    Antes dos pronunciamentos, assistiremos ao vídeo Especial 30 Anos de Legado de Ayrton Senna.

    Senador Nelsinho Trad, aqui conosco também, obrigado pela presença.

    Por favor, podemos colocar o vídeo.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Astronauta Marcos Pontes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP) – Ayrton Senna do Brasil! Muito importante a gente lembrar isso neste dia.

    Gostaria de agradecer a presença aqui conosco dos alunos do curso superior de Design Gráfico da Faculdade Senac Goiás, de Goiânia; também, das Sras. e dos Srs. Embaixadores, Encarregados de Negócios e membros do corpo diplomático dos seguintes países: Arábia Saudita, Cabo Verde, Chipre, Cuba, Emirados Árabes, Estados Unidos, Itália, Rússia; e do senhor fundador do Museu Ayrton Senna, em Camboriú, Santa Catarina, Altair Kadiz, aqui conosco também.

    Cadê o Altair? (Pausa.)

    Ah, está lá. Obrigado! Não tinha te visto aqui ainda.

    Para iniciar os pronunciamentos, neste momento eu concedo a palavra ao Sr. Renato Junqueira, Secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, por cinco minutos. (Pausa.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/05/2024 - Página 12