Discurso durante a 62ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o Dia da Defensoria Pública.

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Defensoria Pública:
  • Sessão especial destinada a comemorar o Dia da Defensoria Pública.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2024 - Página 29
Assunto
Organização do Estado > Funções Essenciais à Justiça > Defensoria Pública
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, DEFENSORIA PUBLICA.
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, DEFENSOR PUBLICO, ILHA DE MARAJO, ESTADO DE RORAIMA (RR), EMERGENCIA, BRUMADINHO (MG).

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Obrigada, Presidente.

    Eu cumprimento a mesa, cumprimentando o meu Senador Jader Barbalho.

    Gente, em 1998, eu cheguei ao Congresso Nacional e fui assessorar a Bancada do Pará. Lá, a gente tinha um grande líder, e eu tenho a honra hoje de ser colega daquele que era meu líder.

    Eu preciso registrar que, desde então, eu vi a luta do meu Senador pela Defensoria, inclusive na hora de escrever o orçamento. O ouvidor falou de orçamento, mas ele sempre brigou por orçamento para a ouvidoria.

    Eu cumprimento os demais membros da mesa: Ministro, é uma alegria ter o senhor aqui; a nossa Defensora, o Dr. Leonardo, o Ministério da Justiça...

    Mas eu não vou fazer um discurso, não; eu só vim aqui, na tribuna, e aqui eu falo em nome de todas as Senadoras. Nós somos 15 Senadoras hoje – é claro que eu sou a mais bonita, mas nós somos 15 Senadoras.

    O que eu vim aqui dizer, Defensores, a todos os senhores? Muito obrigada. É a nossa... A única palavra que eu posso trazer aqui é "gratidão". Obrigada pelo trabalho de vocês.

    Quem está lá na ponta, quem veio lá da ponta, como eu vim... Fui advogada dativa por muitos anos; então, a minha identificação com a Defensoria vem de lá de trás. Quem está lá na ponta reconhece, Senador Jader, o trabalho da nossa Defensoria Pública. Talvez... Quem está nos assistindo agora pela televisão está vendo todos eles de terno, bonitos, arrumados, mas o dia a dia deles não é esse. Os defensores estão lá, dentro dos barcos, lá no Marajó, doutor. Ficam dias longe de suas famílias, ficam dias longe de casa. Estão lá, dentro dos barcos, rodando a região ribeirinha do país. Esses são os nossos defensores públicos. Os nossos defensores públicos estão lá em Roraima, nas tendas da Operação Acolhida, doutor. Quantas vezes estivemos juntos lá? E ali, passando, às vezes, por necessidade, lá nas tendas, os defensores públicos são aqueles que eu encontro lá nas aldeias indígenas. Os defensores públicos que eu conheço e que eu tanto amo são os que estão lá, agora, no Rio Grande do Sul, de botina; são aqueles que chegaram... A primeira instituição que chegou a Brumadinho foi a Defensoria Pública. São esses heróis – que às vezes passam de forma tão anônima, mas são eles – que têm feito, no meu país, a garantia de direitos e direitos para todos.

    O que eu vim aqui dizer hoje? Que Deus abençoe vocês, defensores! Que Deus abençoe a família! Sei que alguns de vocês correm risco de vida, e ninguém fala disso; são ameaçados, porque enfrentam, sim, o crime muitas vezes, o poder local muitas vezes; e incomodam, porque vocês falam de justiça. Que Deus abençoe todos vocês! Que Deus abençoe a família de vocês.

    Obrigada, Defensoria Pública, por tudo o que vocês estão fazendo aqui, no nosso país.

    Garanto uma coisa: muitos Senadores gostariam de estar aqui, agora, de manhã, mas, por uma questão de horário, de agenda, estão nos seus estados, chegando a Brasília, mas muitos gostariam de estar aqui, porque esta Casa reconhece o valor da Defensoria Pública no Brasil.

    Parabéns, Senador Jader Barbalho, pela iniciativa, por tão oportuna e merecida homenagem! Que o Deus abençoe!

    E fiquem firmes! Não arreguem – fiquem firmes! Milhões de pessoas nesta nação precisam muito de vocês.

    Que Deus os abençoe.

    Muito obrigada, Senador. (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Jader Barbalho. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PA) – Eu não tinha a menor dúvida...

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Fora do microfone.) – Presidente...

    O SR. PRESIDENTE (Jader Barbalho. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PA) – Pois não.

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF) – Eu preciso fazer um registro, permita-me – e eu subi com o nome dela...

    Vocês acabaram de ganhar, sexta-feira, a Dra. Clara Sampaio Lasserre, uma jovem que se preparou desde a adolescência para o concurso da Defensoria, e isso, eu quero destacar que os jovens estão querendo ir para a defensoria.

    Dra. Clara, lá do Ceará: parabéns, que Deus te abençoe!

    Eu precisava fazer esse registro. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2024 - Página 29