Presidência durante a 62ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento de sessão especial destinada a comemorar o Dia da Defensoria Pública.

Autor
Jader Barbalho (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
Nome completo: Jader Fontenelle Barbalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Defensoria Pública:
  • Encerramento de sessão especial destinada a comemorar o Dia da Defensoria Pública.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2024 - Página 31
Assunto
Organização do Estado > Funções Essenciais à Justiça > Defensoria Pública
Matérias referenciadas
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, DEFENSORIA PUBLICA.

    O SR. PRESIDENTE (Jader Barbalho. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PA) – Eu quero cumprimentar a Damares pelo seu pronunciamento e pela forma sensível com que a nossa Senadora retratou o papel, a realidade da atuação dos defensores públicos nos mais diversos pontos deste país continental, inclusive relembrando o nosso Marajó, com as profundas dificuldades da sua população ribeirinha. O Marajó é fantástico na beleza natural, mas é um espanto na realidade social e também na dimensão dele. Salvo engano, o Marajó corresponde ao território da Espanha e de Portugal. Este país é tão grande...

    E também o registro, com muita sensibilidade, que você fez do drama dos nossos irmãos do Rio Grande do Sul.

    Parabéns, Damares, pelo seu pronunciamento.

    Nós vamos assistir... Antes do encerramento da sessão, está programado aqui um vídeo institucional da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos. Então, nós vamos assistir ao vídeo, para que eu possa encerrar esta sessão, agradecendo particularmente ao Ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, que vem aqui... O senhor representa, nesta sessão, os tribunais superiores do Brasil

    O SR. PÉRICLES AURÉLIO LIMA DE QUEIROZ (Fora do microfone.) – Obrigado.

    O SR. PRESIDENTE (Jader Barbalho. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PA) – E eu fico muito alegre. Como eu disse, eu venho de longe. Eu passei a ditadura militar deste país, eu assisti. Eu assisti 64 e, pior ainda, eu assisti 68, com o AI-5, e assisti, tomei conhecimento, participação do período mais duro da ditadura militar, e, por contraditório que possa parecer, um dos órgãos que mais defendeu, no Brasil, a cidadania e a democracia, e com exemplos concretos, Ministro, foi o Superior Tribunal Militar, e eu quero aqui registrar isso.

    E hoje nós registramos aqui histórias, muitas histórias deste nosso imenso e querido Brasil.

    Vamos assistir a um vídeo institucional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Jader Barbalho. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PA) – Antes de encerrar, eu quero agradecer ao Presidente do Senado, o Senador Rodrigo Pacheco, que é uma das figuras mais interessantes com quem eu tive a oportunidade de conviver na minha vida pública, porque foi ele quem tomou as providências para atender ao requerimento que eu apresentei para que esta sessão especial fosse realizada. Os meus cumprimentos ao Presidente do Senado, os meus cumprimentos aos funcionários do Senado, a todos os que integram a Mesa do Senado Federal, que nos ajudaram, à Taquigrafia, enfim.

    Quero agradecer àqueles que nos honraram com a audiência, porque através da TV Senado nós não falamos só para os que estão aqui neste Plenário; nós falamos para o povo brasileiro, certo? Eu quero dizer a vocês que eu saio gratificado por ter tido o privilégio de presidir esta sessão solene.

    Eu vou agradecer mais uma vez ao Ministro Péricles, pela sua presença, e cumprimentar mais uma vez a grande Defensoria Pública do Brasil!

    Está encerrada esta sessão.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2024 - Página 31