Fala da Presidência durante a 74ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Abertura da Sessão de Debates Temáticos destinada a discutir as oportunidades para o Brasil na Presidência do G20.

Autor
Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Atuação do Senado Federal:
  • Abertura da Sessão de Debates Temáticos destinada a discutir as oportunidades para o Brasil na Presidência do G20.
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2024 - Página 7
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, DISCUSSÃO, OPORTUNIDADE, BRASIL, PRESIDENCIA, CONFERENCIA INTERNACIONAL, BIOECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF. Fala da Presidência.) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    A presente sessão de debates temáticos foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 305, de 2024, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário do Senado Federal.

    A sessão é destinada a receber os seguintes convidados, a fim de debater as oportunidades para o Brasil na Presidência do G20, com foco em bioeconomia na transformação ecológica.

    Os convidados presentes são: a Sra. Marina Silva, Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima; (Palmas.) o Sr. Rafael Dubeaux, Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda; (Palmas.) o Sr. Embaixador Maurício Carvalho Lyrio, Secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores; (Palmas.) o Sr. Embaixador André Corrêa do Lago, Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores; (Palmas.)

    e o Sr. João Paulo Capobianco, Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. (Palmas.)

    A Presidência informa ao Plenário que serão adotados os seguintes procedimentos para o andamento desta sessão: será inicialmente dada a palavra aos convidados por dez minutos. Após, será aberta a fase de interpelação dos Senadores inscritos, dispondo cada Senador de cinco minutos para as suas perguntas.

    Antes de iniciarmos os debates, a Presidência desta sessão informa que, nesta sexta-feira, 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, a TV Senado estreia o documentário Arte no Caos. A Produção acompanha a trajetória dos destroços do ataque à sede dos três Poderes, em Brasília, em 2023, até tomar forma na obra idealizada pelo artista plástico Vik Muniz, que hoje está exposta na entrada deste Plenário.

    Assim como faz a imprensa ao defender a liberdade de expressão em defesa da democracia, o documentário reforça a mensagem de que precisamos superar, claro, mas nunca esquecer.

    Dirigido e editado por Jimi Figueiredo, servidor do Senado Federal, todo o processo de criação da obra foi documentado: desde o recolhimento dos cacos, em Brasília; passando pelo envio ao atelier do artista, no Rio de Janeiro; pela impressão da foto, em São Paulo; até a instalação e inauguração, no Salão Azul.

    Vik Muniz expõe e preserva as cicatrizes do atentado, dando novo significado ao que foi destruído. O filme ecoa esse propósito, ampliando o alcance das nossas reflexões.

    Convido, agora, as senhoras e os senhores presentes e os nossos espectadores da TV Senado a assistirem ao trailer do documentário Arte no Caos.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – Quero parabenizar o artista Vik Muniz e o nosso servidor aqui, o Jimi Figueiredo, pelo documentário.

    E cabe ainda ressaltar que a trajetória da obra 8 de janeiro de 2023 também está registrada no catálogo produzido pela Agência Senado, intitulado Cicatrizes. Eu vou mostrar aqui para todos vocês, para todos que nos acompanham. A publicação reúne mais de cem fotos, além de textos sobre as diversas etapas da criação do painel, trechos de entrevistas com Vik Muniz e uma biografia do artista.

    Parabéns a todos os envolvidos. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2024 - Página 7