Discurso durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com os resultados positivos do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, no primeiro trimestre de 2024.

Cumprimentos à Ministra Cármen Lúcia pela posse na presidência do TSE.

Autor
Beto Faro (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: José Roberto Oliveira Faro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Economia e Desenvolvimento:
  • Satisfação com os resultados positivos do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, no primeiro trimestre de 2024.
Atuação do Judiciário:
  • Cumprimentos à Ministra Cármen Lúcia pela posse na presidência do TSE.
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2024 - Página 57
Assuntos
Economia e Desenvolvimento
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), AUMENTO, COMERCIO, INDUSTRIA, SERVIÇO, CONSUMO, EXPORTAÇÃO.
  • CUMPRIMENTO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), CARMEM LUCIA, PRESIDENCIA, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE).

    O SR. BETO FARO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PA. Para discursar.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores, Sras. Senadoras, população que nos acompanha pelos canais de comunicação desta Casa, é com grande satisfação que venho a esta tribuna para discutir os dados recentemente divulgados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, no primeiro trimestre de 2024, divulgados hoje, dia 4 de junho de 2024.

    Esses números, apresentados pela Secretaria de Política Econômica, são testemunho do esforço contínuo e bem-sucedido do Governo em promover um crescimento econômico sustentável e inclusivo.

    O setor de serviços, fundamental para a economia nacional, cresceu 1,4% no trimestre.

    No primeiro trimestre de 2024, o PIB brasileiro registrou um crescimento de 0,8% em relação ao trimestre anterior, ajustado sazonalmente. Esse resultado supera a mediana das previsões de mercado e está alinhado com as projeções da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

    É importante destacar o crescimento do setor de serviços, que apresentou uma expansão significativa, impulsionada pela melhora dos indicadores do mercado de trabalho, sobretudo a queda do desemprego e o aumento da massa salarial. O setor de serviços, fundamental para a economia nacional, cresceu 1,4% no trimestre, com notáveis avanços nas atividades de informação e comunicação, comércio, transportes e serviços prestados às famílias.

    A indústria de transformação também mostrou um desempenho positivo, impulsionado pela produção de bens de capital e bens de consumo duráveis, apesar do desempenho abaixo do esperado das indústrias extrativa e da construção.

    A agropecuária, por sua vez, registrou um crescimento de 11,3% no trimestre, revertendo a queda observada no fim do ano passado.

    Pela ótica da demanda, o consumo das famílias cresceu 1,5%, refletindo a recuperação do mercado de trabalho e a queda das taxas de juros.

    A Formação Bruta de Capital Fixo, que mede o investimento na economia, registrou um crescimento expressivo de 4,1%, demonstrando a confiança dos empresários e investidores na economia brasileira.

    As exportações e as importações também apresentaram crescimento, com destaque para a expansão de 6,5% das importações, sinalizando uma recuperação robusta da demanda interna por bens de capital e insumos produtivos.

    Esses dados são de extrema importância para a sociedade brasileira. Eles mostram que as políticas econômicas adotadas pelo Governo estão no caminho certo, promovendo um ambiente de estabilidade e crescimento. A expansão do PIB, especialmente nos setores-chave, como serviços e indústria de transformação, tem um impacto direto na geração de empregos e na melhoria da renda das famílias. Além disso, o aumento da taxa de investimento para 16,9% do PIB é um indicativo positivo para o futuro, aproximando-se da média histórica e sinalizando um potencial de crescimento sustentável a longo prazo. A continuidade desse crescimento dependerá da manutenção de políticas que promovam a estabilidade macroeconômica, a competitividade da indústria e a inclusão social.

    Podemos, então, dizer que, apesar daqueles que estão a todo tempo anunciando crises e questionando o Governo, o Presidente Lula está entregando crescimento robusto, queda do desemprego, aumento da renda da população e déficit fiscal zero, tudo isso mantendo a inflação sob controle.

    É importante destacar que, entre os países do G20 que divulgaram os dados do PIB do primeiro trimestre, o Brasil é o quinto colocado em crescimento no trimestre. Com os dados divulgados do primeiro trimestre, a perspectiva para 2024 é que tenhamos um crescimento na ordem de 2%, tendo uma desaceleração no próximo trimestre, em função do impacto econômico das enchentes do Rio Grande do Sul. Mas, dado o apoio do Governo Federal na reconstrução do estado e as medidas já anunciadas de apoio àquela população, tende-se a recuperar a queda do PIB no segundo semestre deste ano.

    Sr. Presidente, manifesto aqui, mais uma vez, o orgulho de ser base, de ser parte deste Governo, liderado pelo Presidente Lula, pelo Ministro Haddad, que, como disse aqui o nosso parceiro Senador Humberto Costa, tem competência, tem dialogado com este Parlamento, tem dialogado com todo o restante do nosso Governo a fim de que a gente pudesse ter as políticas que levassem a esse crescimento. Esse projeto de desenvolvimento para o Brasil... Os dados do PIB do primeiro trimestre de 2024 refletem, de forma precisa, a eficácia das políticas governamentais em promover um crescimento econômico robusto e inclusivo. É fundamental que continuemos a trabalhar juntos, Legislativo e Executivo, para consolidar esses avanços e garantir um futuro próspero para todos os brasileiros.

    Por fim, queria aproveitar esta fala aqui para parabenizar a Ministra Cármen Lúcia, que ontem assumiu a Presidência do TSE, à qual desejamos muito sucesso na Presidência – uma mulher dirigindo o Tribunal Superior Eleitoral. Que mantenha a firmeza que o tribunal tem mantido para poder, inclusive, garantir a democracia no país. Que a força do povo e a representatividade, de fato, sejam aquilo que o povo tem, como foi nas últimas eleições, como tem sido a postura do TSE. Portanto, queria aqui parabenizar a Ministra Cármen Lúcia e desejar muito sucesso à frente do nosso Tribunal Superior Eleitoral.

    Era o que tinha para falar, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2024 - Página 57