Pronunciamento de Veneziano Vital do Rêgo em 28/05/2024
Presidência durante a 5ª Sessão Solene, no Congresso Nacional
Encerramento de Sessão Solene destinada a homenagear os 200 anos da relação diplomática Brasil - Estados Unidos da América.
- Autor
- Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Relações Internacionais:
- Encerramento de Sessão Solene destinada a homenagear os 200 anos da relação diplomática Brasil - Estados Unidos da América.
- Publicação
- Publicação no DCN de 30/05/2024 - Página 29
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO SOLENE, HOMENAGEM, BICENTENARIO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).
O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco/MDB - PB) – Obrigado, Senador Eduardo Girão, pela sua presença na tribuna da Casa, fazendo uso da palavra exatamente para congratular-se à iniciativa, evidentemente, tecendo justos e merecidos elogios à nação amiga.
Meus senhores, minhas senhoras, a Presidência, sob o comando do Presidente Rodrigo Pacheco e, na parte derradeira, sob a nossa Presidência, se sente plenamente agradecida a todos os que atenderam ao nosso convite.
Quero aqui também fazer as distinções às autoridades militares, representantes das Forças nacionais que aceitaram o nosso convite, também estando nesses momentos de celebração, e inserto o grupo parlamentar e a frente parlamentar, os Srs. Deputados Eduardo da Fonte, Vinicius Carvalho, nós próprios. Mesmo que possa parecer apenas uma sessão simbólica, diz muito mais do que o simbolismo de qualquer ato dessa natureza; é o reconhecimento a fortes e estabelecidos, sólidos e indissociáveis laços que se deram, durante dois séculos, de relações com as mais diversas, variadas temáticas, algumas destas com os justos e merecidos presentes, e nós não poderíamos faltar.
O desejo nosso é que daqui extraiamos exatamente sentimentos comuns, minha estimada e respeitada Embaixadora, de que aprofundemos, no respeito mútuo quando divergências houver, cabíveis, legítimas, de posicionamentos que podem se contrapor, mas sem perder o foco, o rumo e a direção de duas nações que se fazem com bases extremamente consolidadas na democracia e nos seus princípios.
Portanto, cumprindo a finalidade desta sessão solene do Congresso Nacional, nós agradecemos a todos os que participaram.
Eu quero agradecer a duas queridas figuras que me ladeiam: a nossa querida Gabriela Fontenele, que está aqui; também quero agradecer a John Jacobs – onde é que ele está, John? –, porque, na pessoa dos dois, evidentemente, os cumprimentos são extensivos a todo o corpo diplomático na nossa Embaixada, mas foi através de John e de Gabriela – Gabriela é nossa, é nacional, brasileira, viu? E John já se tornou quase, não é? Também –, mas foi por meio deles que nós estreitamos esses contatos agradabilíssimos e muito importantes, porque, além de uma relação pessoal muito leve, estabelece-se aqui a discussão em torno de temas e de matérias institucionais dos interesses, tanto do Congresso Nacional como também do Executivo ou dos Executivos das duas nações.
Muito obrigado, um abraço a todos e que as relações, como bem disse o Deputado Eduardo da Fonte, possam ser muito, mas muito longas, longevas, fortes, transparentes e que sejam relações que beneficiem as duas nações.
Muito grato a todos, mais uma vez agradecido. (Palmas.)
(Levanta-se a sessão às 12 horas e 45 minutos.)