Pela ordem durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao governo federal pelos gastos efetuados com a realização da COP em Belém (PA).

Homenagem a Aldo Rebelo por ocasião da publicação de seu novo livro "Amazônia: a maldição de Tordesilhas". Alerta sobre os interesses estrangeiros nos recursos naturais da região.

Autor
Marcio Bittar (UNIÃO - União Brasil/AC)
Nome completo: Marcio Miguel Bittar
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Governo Federal:
  • Críticas ao governo federal pelos gastos efetuados com a realização da COP em Belém (PA).
Homenagem, Meio Ambiente:
  • Homenagem a Aldo Rebelo por ocasião da publicação de seu novo livro "Amazônia: a maldição de Tordesilhas". Alerta sobre os interesses estrangeiros nos recursos naturais da região.
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2024 - Página 18
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Honorífico > Homenagem
Meio Ambiente
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, GASTOS PUBLICOS, INFRAESTRUTURA, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA INTERNACIONAL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), CLIMA, BELEM (PA), DEFESA, DESTINAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, AUXILIO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • ELOGIO, EX-DEPUTADO, ALDO REBELO, LANÇAMENTO, LIVRO, AMAZONIA, COMENTARIO, INTERESSE, PAIS ESTRANGEIRO, RECURSOS NATURAIS, REGIÃO AMAZONICA.

    O SR. MARCIO BITTAR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AC. Pela ordem.) – Quero fazer apenas um registro.

    Primeiro, quero mencionar, Senador Mourão, Senador Izalci, que a maior ajuda que o Brasil poderia dar para o Rio Grande do Sul seria cancelar a COP lá no Pará, porque vai ser mais um convescote pago com dinheiro público. Nós vamos gastar uns R$7 bilhões para realizar a COP, que vai ser, de novo, a ida de um monte de bacana do estrangeiro, de ONGs do mundo inteiro financiadas com dinheiro contra interesse nacional, para dizer, para nós brasileiros, o que temos que fazer. Portanto, só uma sugestão, a melhor coisa que o Governo brasileiro faz: cancela a COP e manda o dinheiro para o Rio Grande do Sul.

    Mas eu registro, Sr. Presidente, que se trata de um brasileiro que foi Deputado Federal, Presidente da Câmara, Ministro e Presidente da UNE. Estou falando de Aldo Rebelo. Ele lançou agora, recentemente, o livro Amazônia: a Maldição de Tordesilhas. Recomendo-o a todos aqueles brasileiros que queiram, de fato, conhecer mais sobre a Amazônia.

    E, como registro, Sr. Presidente, eu quero ler aqui apenas dois parágrafos do autor sobre a Amazônia brasileira.

    Ele diz assim:

A presença da Amazônia brasileira no salão principal da geopolítica mundial não é ornamental, nem decorativa, muito menos se deve à sua relevância para justas preocupações humanas com o meio ambiente, o clima, o aquecimento global e a emissão de gás de efeito estufa. Na Amazônia, está a mais promissora fronteira mineral do mundo, a mais cobiçada reserva de biodiversidade e as terras mais aptas para a agricultura ainda disponíveis no planeta.

Os brasileiros devem estar preocupados com os reais interesses das potências na região, e esses interesses estão muito mais relacionados aos nossos bens, e não com o nosso bem.

    Quero aqui cumprimentar, da tribuna do Senado da República, o ex-Ministro, o ex-Deputado Federal, o ex-Presidente da UNE Aldo Rebelo, que se tornou um dos maiores conhecedores da Amazônia do Brasil.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2024 - Página 18