Pela ordem durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a importância dos bombeiros em situações de emergência. Defesa da necessidade de ampliação do uso de tecnologias em operações de busca e salvamento. Preocupação com a saúde das pessoas no Estado do Rio Grande do Sul (RS) em razão de possíveis surtos de doenças. Defesa de ações intensivas por parte do Ministério da saúde. Comentários sobre a importância da recuperação das empresas e a manutenção dos empregos para a saúde geral da população.

Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5002, de 2023, que "Institui a Política Nacional de Gestão Integral de Risco de Desastres – PNGIRD, o Sistema Nacional de Gestão Integral de Risco de Desastres – SINGIRD e o Sistema de Informações sobre Gestão Integral de Riscos de Desastres – SIGIRD e dá outras providências."

Autor
Astronauta Marcos Pontes (PL - Partido Liberal/SP)
Nome completo: Marcos Cesar Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Calamidade Pública e Emergência Social, Economia e Desenvolvimento, Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios, Saúde:
  • Considerações sobre a importância dos bombeiros em situações de emergência. Defesa da necessidade de ampliação do uso de tecnologias em operações de busca e salvamento. Preocupação com a saúde das pessoas no Estado do Rio Grande do Sul (RS) em razão de possíveis surtos de doenças. Defesa de ações intensivas por parte do Ministério da saúde. Comentários sobre a importância da recuperação das empresas e a manutenção dos empregos para a saúde geral da população.
Calamidade Pública e Emergência Social:
  • Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5002, de 2023, que "Institui a Política Nacional de Gestão Integral de Risco de Desastres – PNGIRD, o Sistema Nacional de Gestão Integral de Risco de Desastres – SINGIRD e o Sistema de Informações sobre Gestão Integral de Riscos de Desastres – SIGIRD e dá outras providências."
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2024 - Página 20
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Calamidade Pública e Emergência Social
Economia e Desenvolvimento
Administração Pública > Agentes Públicos > Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, CORPO DE BOMBEIROS, EMERGENCIA, DEFESA, AMPLIAÇÃO, UTILIZAÇÃO, TECNOLOGIA, OPERAÇÃO, BUSCA E SALVAMENTO, PREOCUPAÇÃO, SAUDE, POPULAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), DOENÇA, INUNDAÇÃO, SOLICITAÇÃO, ATUAÇÃO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), REGISTRO, RELEVANCIA, RECUPERAÇÃO, EMPRESA, MANUTENÇÃO, EMPREGO.
  • PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, POLITICA NACIONAL, SISTEMA NACIONAL, SISTEMA DE INFORMAÇÃO, GESTÃO, RISCOS, DESASTRE, PROVIDENCIA, DISPOSITIVOS, DIRETRIZ, OBJETIVO, PRINCIPIO JURIDICO, INSTRUMENTO, POLITICAS PUBLICAS, PROGRAMA, COMPATIBILIDADE, Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC).

    O SR. ASTRONAUTA MARCOS PONTES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP. Pela ordem.) – Presidente, é também para corroborar aqui, para comentar a respeito da importância do trabalho dos profissionais bombeiros em todas as situações. Nas piores situações, lá estão eles para nos ajudar.

    Eu não posso deixar de colocar também a necessidade da ampliação da utilização de meios de tecnologia na área de busca e salvamento. Isso é uma coisa necessária de desenvolver no Brasil, assim como muitas outras áreas, porque a utilização e o desenvolvimento dessas tecnologias vão ajudar a salvar muitas vidas.

    A gente está com um projeto de gerenciamento de riscos. Ele inclui isso também, o Projeto 5.002. Sem dúvida nenhuma, isso vai ser essencial no monitoramento, na determinação de riscos e depois na análise desses riscos. Tudo isso vai exigir também um tratamento bastante intenso, utilizando tecnologias, de forma geral.

    E isso me leva ao assunto do Rio Grande do Sul – eu estive lá, eu faço parte da Comissão – por uma preocupação que eu tenho com relação à saúde das pessoas. Porque, agora que a gente começa a baixar, vamos dizer assim, as águas – se Deus quiser –, a gente vai ter o tratamento dessas pessoas. Vai ter, pode ter certeza, muitos casos de doenças, como leptospirose, como dengue e outras doenças desse tipo.

    Isso é uma coisa em que a gente vai precisar de uma ajuda imediata lá. Os hospitais estão embaixo d'água ainda, muitos deles. Tem poucos operando. Muita gente ainda fora das casas e, sem dúvida nenhuma, a utilização novamente de conhecimento... e aí o Ministério da Saúde vai ter que trabalhar muito intensamente para poder levar os sistemas para lá. Eu vejo isso como a próxima onda de problemas.

    Então, não devemos nos esquecer do setor de saúde, que imediatamente vai ser um problema seriíssimo no Rio Grande do Sul. Assim como o Senador Rogerio Marinho falou, depois a recuperação das empresas, a manutenção dos empregos, porque tudo isso, de certa forma, também contribui negativamente para a saúde da população.

    Então, obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2024 - Página 20