Pela ordem durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do Prof. Silvino Neto, do Estado de Pernambuco.

Autor
Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Voto de pesar pelo falecimento do Prof. Silvino Neto, do Estado de Pernambuco.
Publicação
Publicação no DSF de 19/06/2024 - Página 34
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • VOTO DE PESAR, MORTE, PROFESSOR, BIOLOGO, ESPECIALISTA, CONTROLE, POLITICAS PUBLICAS, PARTICIPAÇÃO, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Pela ordem.) – Eu quero, na tarde de hoje, externar um voto de profundo pesar pelo falecimento de um grande militante, o Prof. Silvino Neto, do nosso Estado de Pernambuco.

    Silvino, filho de Genaro de França Barreto e Sidrônia Nascimento, nasceu no dia 03 de julho de 1953, cresceu convivendo com os trabalhos da instituição Cidade Evangélica dos Órfãos, fundada por seu pai em 1964, voltada para o acolhimento de crianças e adolescentes.

    Bacharel e licenciado em Biologia e especialista em controle de políticas públicas, na década de 1980 Silvino participou intensamente da luta pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, mobilizando a Frente das Entidades Sociais Não Governamentais, que se tornou, posteriormente, o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente; fundou e presidiu o Conselho Estadual de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco; contribuiu com o processo de formação dos conselhos tutelares em muitos municípios pernambucanos. Em 2008, participou da fundação da Escola de Conselhos de Pernambuco, instituição responsável pela formação permanente do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, sediada na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Publicou livros sobre as memórias de suas vivências no Sistema de Garantia dos Direitos e, mesmo aposentado, Silvino Neto dedicou os últimos dias da sua vida atuando na Escola de Conselhos de Pernambuco e lutando pela manutenção da Cidade Evangélica dos Órfãos.

    Silvino deixa esposa, uma filha, dois filhos e um neto, além de parentes, amigos e muitos admiradores que reconhecem o seu legado de luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente em Pernambuco e no Brasil.

    O Estado de Pernambuco está muito consternado. É uma perda muito grande para todos nós, e eu gostaria de deixar registrado aqui o meu voto de profundo pesar.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/06/2024 - Página 34