Pronunciamento de Eliziane Gama em 12/06/2024
Discurso durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Destaque para o projeto Caravana Fome e Sede de Justiça, em desenvolvimento no Maranhão, com atendimentos aos cidadãos nas áreas social e cultural nos municípios do Estado.
- Autor
- Eliziane Gama (PSD - Partido Social Democrático/MA)
- Nome completo: Eliziane Pereira Gama Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Assistência Social,
Cultura:
- Destaque para o projeto Caravana Fome e Sede de Justiça, em desenvolvimento no Maranhão, com atendimentos aos cidadãos nas áreas social e cultural nos municípios do Estado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/06/2024 - Página 66
- Assuntos
- Política Social > Proteção Social > Assistência Social
- Política Social > Cultura
- Indexação
-
- ELOGIO, PROJETO, PARCERIA, GOVERNO ESTADUAL, IGREJA EVANGELICA, ASSISTENCIA SOCIAL, ESTADO DO MARANHÃO (MA).
A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA. Para discursar.) – Sr. Presidente, senhores colegas Senadores e Senadoras, venho a esta tribuna para destacar um projeto muito importante que está sendo desenvolvido no nosso Estado do Maranhão, que é uma parceria que envolve várias entidades – ao todo são 14 parceiros –, o Governo do Estado do Maranhão e as igrejas evangélicas do Estado do Maranhão. Trata-se do projeto chamado Caravana Fome e Sede de Justiça.
Na verdade, é uma ampla ação social que tem percorrido várias cidades do estado. A próxima cidade a receber a caravana será a cidade de Santa Helena – esta é oitava edição. E, para além dos vários atendimentos, tem também uma ação na área cultural, com o envolvimento da sociedade evangélica e o envolvimento, inclusive, de vários artistas, tanto em nível nacional quanto em nível estadual, numa valorização da cultura, numa valorização sobretudo do talento do Estado do Maranhão, dos jovens, das mulheres, das crianças, enfim, daqueles que têm a música na veia, daqueles que têm o sentimento, de fato, de trazer a música, a evangelização, que é a Cruzada Fome e Sede de Justiça.
A Caravana Fome e Sede de Justiça tem, para além dos seus parceiros na área do Governo do estado, também o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Sistema S – como o Sesi, o Senai e o Sesc – e também as universidades, como a Universidade Estadual do Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão, o Ifma e todos os outros órgãos que trabalham na questão da educação do estado.
É uma atividade, uma ação, que tem trazido resultados extremamente promissores. Só para se ter uma ideia, colegas Senadores, nós temos, em média, de 8 mil a 10 mil atendimentos por cada ação. E eu quero destacar aqui uma ação que é feita pela Secretaria de Estado da Saúde dentro da caravana, que são as cirurgias de catarata e pterígio, que vêm atender um objetivo do Governo do estado, que é zerar as filas, ou melhor, a busca por esse tipo de cirurgia. Nós tivemos, por exemplo, agora, na cidade de São Mateus, um atendimento muito amplo, sobretudo para idosos que estão nessa faixa etária, dos 60 até os seus 75 anos de idade, que passaram a ser atendidos.
Então, eu queria fazer o registro aqui, na tribuna do Senado Federal, do Governador Carlos Brandão, do Secretário de Saúde, porque têm juntado esforços para fazer o atendimento a essas pessoas no estado, tanto através da Caravana Fome e Sede de Justiça, como também através das outras iniciativas, junto com Parlamentares federais e também estaduais num verdadeiro mutirão, numa verdadeira ação macro, atendendo a todos os municípios do Estado do Maranhão. Por fim, quero também fazer o registro – e, naturalmente, cumprimentá-los e parabenizá-los – dos demais órgãos que também estão envolvidos nessa iniciativa, sobretudo as igrejas evangélicas do Estado do Maranhão.
Muito obrigada, Presidente.