Pronunciamento de Izalci Lucas em 01/07/2024
Presidência durante a 91ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento de Sessão Especial destinada a celebrar os 168 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
- Autor
- Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios:
- Encerramento de Sessão Especial destinada a celebrar os 168 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/07/2024 - Página 21
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Administração Pública > Agentes Públicos > Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CRIAÇÃO, CORPO DE BOMBEIROS, DISTRITO FEDERAL (DF).
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF) – Gostaria de fazer um registro de agradecimento ao Corpo de Bombeiros Militar aqui do DF, na pessoa do Tenente-Coronel Victor, à equipe de salvamento que trabalhou no resgate feito ontem de um componente de um tradicional grupo de trilhas que se machucou. Sem a ajuda desses excelentes profissionais do corpo de bombeiros, o resgate não teria sido possível; então, mais uma vez, nossa gratidão a essa corporação tão respeitada pela nossa comunidade.
Antes de encerrar esta sessão, eu quero dizer da minha alegria, da minha satisfação e da honra de estar presidindo esta sessão. Nós temos grandes desafios aqui – a Senadora Damares sabe –, tanto é que nós... O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal sempre foi a melhor corporação do Brasil e também teve a melhor remuneração do Brasil. Hoje, continuamos a melhor corporação do Brasil e temos um dos piores salários do Brasil.
Nosso compromisso aqui, da nossa bancada, é da luta pela recuperação salarial; estamos trabalhando nisso, cobrando do GDF, também, a reestruturação, para que chegue rapidamente a esta Casa, para que a gente possa trabalhar essa recomposição. Já resolvemos parcialmente a questão do auxílio-moradia, mas precisamos fazê-lo de uma forma mais definitiva, não é?
Contem conosco aqui sempre. Nós estamos acompanhando tanto a polícia militar como o corpo de bombeiros, que têm se valido muito do trabalho voluntário. São as únicas instituições – bombeiro e PM – que têm o trabalho voluntário tributado no Imposto de Renda. Talvez seja o menor de todos eles, mas o voluntário existe, hoje, já como salário definido. As pessoas abrirem mão do voluntário, hoje, é difícil, porque já o incorporaram à sua renda, e muitos têm dedicado muito tempo à corporação, não podendo, muitas vezes, compartilhar mais tempo com a família, e isso acaba comprometendo, inclusive, a saúde mental.
Por isso, a urgência, a relevância e a importância de lutarmos por essa recuperação o mais rápido possível. Então, faço aqui um apelo, evidentemente, ao comandante, mas em especial ao Governador, para que encaminhe para o Congresso essa recomposição, para que possamos trabalhá-la. (Pausa.)
Quero registrar também a presença aqui, porque trabalharam lá no Rio Grande do Sul, do Capitão Flávio Ude Zica Ferraz, do Capitão Felipe Henrique de Jesus e do Terceiro-Sargento Jonathan Nascimento de Souza. (Palmas.)
Muito bem.
Quero registrar que o nosso querido amigo, o Senador Mourão, fez também aqui, numa sessão ordinária do Senado Federal, uma grande homenagem a todos os policiais, bombeiros e membros da Defesa Civil que compareceram ao Rio Grande do Sul. Então, agradeço o reconhecimento do nosso querido Senador Mourão.
Bem, antes do encerramento desta sessão, eu convido a todos a acompanharem a Canção do Soldado do Fogo, muito bonita por sinal.
(Procede-se à execução da Canção do Soldado do Fogo.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF) – Quero, inclusive, agradecer muito à Banda do Corpo de Bombeiros Militar. Sempre somos atendidos em todas as vezes que solicitamos sua presença. Obrigado a todos vocês!
Agradeço, de uma forma muito especial, a cada um de vocês que aqui esteve.
Cumprida a finalidade desta sessão especial do Senado Federal, agradeço muito e declaro encerrada esta sessão.