Pela ordem durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio do discurso de S. Exa. acerca da criação de reserva, pelo ICMBio/Ministério do Meio Ambiente, no Estado do Amazonas/AM, destinada a preservar o saum-de-coleira, em área equivalente a vinte mil campos de futebol, sem consulta prévia às dez comunidades que vivem no local.

Autor
Plínio Valério (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Francisco Plínio Valério Tomaz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Meio Ambiente:
  • Anúncio do discurso de S. Exa. acerca da criação de reserva, pelo ICMBio/Ministério do Meio Ambiente, no Estado do Amazonas/AM, destinada a preservar o saum-de-coleira, em área equivalente a vinte mil campos de futebol, sem consulta prévia às dez comunidades que vivem no local.
Publicação
Publicação no DSF de 03/07/2024 - Página 13
Assunto
Meio Ambiente
Indexação
  • ANUNCIO, DISCURSO, ORADOR, ASSUNTO, CRIAÇÃO, RESERVA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE (ICMBIO), MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), DESTINAÇÃO, PRESERVAÇÃO, ANIMAL NATIVO, CRITICA, QUANTIDADE, AREA, AUSENCIA, CONSULTA, COMUNIDADE, LOCALIDADE.

    O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Independência/PSDB - AM. Pela ordem.) – A última frase do Senador Kajuru: não há desenvolvimento sem justiça.

    Hoje o meu discurso, que vai ser mais tarde, vai ser sobre – Kajuru –, lá no Amazonas, fronteira com Manaus, o Município de Itacoatiara. O ICMBio, o Ministério do Meio Ambiente resolveu fazer uma reserva para o sauim-de-coleira – sauim-de-coleira é uma espécie de macaco, pequenininho –, equivalente, Presidente, a 20 mil campos de futebol. Vinte mil campos de futebol é o tamanho dessa reserva, onde existem, Senador Girão, dez comunidades que não foram consultadas. Não pode haver desenvolvimento sem justiça, e é o que a gente vai buscar.

    Eu estou querendo a ata da audiência pública que criou isso na marra, à revelia, e não consultou ninguém. Porque esse pessoal é aquele mesmo pessoal que, na exploração do potássio, exige audiência pública correta, e não a fez assim.

    E aí, em busca desse progresso com justiça, o que a gente quer, Kajuru? Obrigado pela deixa, mas eu vou fazer isso tema de discurso, Presidente, porque o meu horário não chegou.

    Obrigado.

    Obrigado, Girão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/07/2024 - Página 13