Discurso durante a 98ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar os 50 anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

Autor
Eduardo Gomes (PL - Partido Liberal/TO)
Nome completo: Carlos Eduardo Torres Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Data Comemorativa:
  • Sessão especial destinada a comemorar os 50 anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2024 - Página 22
Assunto
Honorífico > Data Comemorativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF).

    O SR. EDUARDO GOMES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - TO. Para discursar.) – Sr. Presidente Davi Alcolumbre, feliz em o ver nessa cadeira, presidindo esta sessão solene tão importante dos 50 anos da Codevasf.

    Quero cumprimentar nosso Presidente Marcelo, Presidente da companhia, e o nosso Governador Clécio, Governador do Amapá.

    Queria cumprimentar o Ministro Waldez Góes, ressaltando o papel democrático e de apoio firme a essa companhia, que tem transformado a vida dos brasileiros. Quero cumprimentar o nosso Ministro Celso Sabino, Ministro do Turismo, muito dinâmico. Dois ministros do norte do país que fazem um trabalho muito importante.

    Sr. Presidente, eu vou cumprimentar, durante a minha fala, os nossos colegas que estão aqui: os Deputados Federais, incluindo o João Leão, e, na pessoa dele, cumprimento o Deputado Federal Fernando Bezerra Filho, nosso querido amigo, Ministro também; a Senadora Leila; a Senadora Tereza Cristina; o Senador Marcos Rogério; o Senador Vanderlan, que levou a Codevasf a Goiás; e o Senador Humberto Costa, Senador pernambucano da origem disso tudo. Quero cumprimentar a todos os dirigentes e funcionários dedicados dessa companhia.

    Sr. Presidente, como V. Exa. falou muito sobre os estados e sobre a história da Codevasf, vou poupar a todos e só dizer da responsabilidade da Codevasf no meu estado, no Estado do Tocantins e nos novos estados, e contar uma breve história real sobre a presença firme e a modificação do destino desses estados com a chegada da Codevasf.

    No Estado do Tocantins, ainda implementada há quatro anos, quase cinco anos, o primeiro Superintendente foi o nosso querido colega Deputado Homero Barreto, e agora o César Felix é o nosso Superintendente. A Senadora Dorinha Seabra, nossa querida colega, foi a primeira a colocar recursos na Codevasf. Nós fizemos a modificação da base de 40 municípios para os 139 municípios do estado. E temos uma realidade em que, aqui no Senado, tanto o Senador Irajá quanto a Senadora Dorinha, eu e os oito membros da bancada do mandato passado e deste mandato, 100% da bancada, independentemente de partido político, colocamos e continuamos colocando recursos diretos para a Codevasf. Lá no Tocantins, a Codevasf funciona em conjunto com a sede muito bem estruturada da Embrapa Pesca e Aquicultura, que é um belo prédio, onde a ciência, o desenvolvimento e, principalmente, o atendimento direto aos municípios estão presentes.

    No começo, Presidente, era muito difícil você conseguir falar o nome Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) com os Prefeitos, havia uma dificuldade, e aí falavam: Codefrac, Codevrac, Codevasp, Codevast. Só que hoje, cinco anos depois, cada Prefeito, Vereador e a população em geral sabem falar Codevasf em 35 línguas, porque a Codevasf faz 50 anos, e o Tocantins, 36, e já é clara a mudança, com mais de mil equipamentos doados para comunidades dos municípios tocantinenses: agricultura familiar, povos originários, quilombolas. Há toda uma distribuição não só de tecnologia e de atendimento direto no arranjo produtivo, mas, principalmente, de incentivos. Qual o resultado disso, que é importante registrar? É evidente que um órgão público que se expande, presta serviço e tem todo o seu quadro funcional estressado, porque é preciso fazer concurso, convocar mais gente, colocar mais gente para trabalhar, vem justificando a sua expansão com o serviço direto.

    O Tocantins, eu posso assegurar – o nosso Governador, Wanderlei Barbosa, e a Secretaria da Agricultura –, foi o estado, no ano de 2023, com o maior crescimento na área da agricultura, um crescimento próximo a 11%, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul, e eu tenho certeza absoluta de que a Codevasf tem muito a ver com isso.

    Lá nós estamos também fazendo um trabalho, Presidente Marcelo, com a superintendência, com o Superintendente César, de apoio às ações do estado, Senador Vanderlan, com os perímetros de irrigação. Então, são obras estruturantes, não dos municípios, mas do estado, em conjunto com a Codevasf, com as universidades federais, que são duas – meus cumprimentos ao Ministro Nardes –, o que faz da Codevasf uma companhia fundamental.

    Eu tenho certeza de que a Codevasf faz 50 anos, mas já influenciou positivamente nos próximos 50 anos do Estado do Tocantins. Para todos nós que estamos aqui, os 81 Senadores e Senadoras, os 513 Deputados e Deputadas, é importante dizer que é um exemplo claro de eficiência na administração pública. E, quanto à capilaridade, ainda pela razão daqueles que de maneira muito cética falam "mas, Senador, a Codevasf é a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco...", eu só queria responder dizendo que a Codevasf hoje cuida das bacias dos estados do Norte brasileiro, sem as quais seria impossível pensar em água de boa qualidade, pela preservação das nascentes do Rio Tocantins, do Rio Araguaia, do Rio Itapecuru, do Rio Parnaíba, da Ilha do Bananal. Portanto, existe toda uma integração, como se a gente tivesse – vou até pedir desculpa, Presidente, e cumprimentar os Ministros de novo, porque vou ter que sair para a reunião do projeto de inteligência artificial... A gente sempre diz o seguinte: o Brasil é uma casa com 230 milhões de habitantes numa rua de 7,3 bilhões de vizinhos com o olho ligado no Brasil. Assim são os rios brasileiros; assim é a Codevasf, cuidando da Bacia do Rio São Francisco, mas agora cuidando das bacias de todo Brasil, da Amazônia, daquilo que é a nossa maior riqueza.

    E também, para encerrar, eu quero parabenizá-los pelos 50 anos, parabenizar o Presidente e os funcionários, e dizer que o Brasil tem um desafio muito grande. A Senadora Leila faz um trabalho espetacular aqui, na área de meio ambiente, desde o início do seu mandato. Nós compreendemos isso, mas é preciso que o Brasil fique atento, em especial neste ano e no próximo ano, quando seremos sede da COP, do G20, para dizer que é preciso consciência para a preservação ambiental, mas principalmente, Senadora Tereza Cristina, é preciso investimento.

    O Brasil, assim como os estados brasileiros – o Tocantins, o Amapá, todos os estados –, mantém uma política de preservação percentual, garantida em lei, que faz com que o cidadão brasileiro participe disso. Então, é preciso agora dar ao mundo essa visão de que, não só no sequestro de carbono, como na preservação remunerada, é preciso também dar valor ao país que garante os seus recursos hídricos com políticas de desenvolvimento sustentável. E esse eixo a gente encontra, por exemplo, na nossa querida Codevasf.

    Parabéns, Codevasf, pelos 50 anos! Parabéns a todos vocês! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2024 - Página 22