Discurso durante a 98ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar os 50 anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

Autor
Vanderlan Cardoso (PSD - Partido Social Democrático/GO)
Nome completo: Vanderlan Vieira Cardoso
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Data Comemorativa:
  • Sessão especial destinada a comemorar os 50 anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2024 - Página 24
Assunto
Honorífico > Data Comemorativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF).

    O SR. VANDERLAN CARDOSO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - GO. Para discursar.) – Obrigado, Presidente Davi Alcolumbre. Já cumprimento V. Exa., que é o requerente desta sessão.

    Acho que, de tudo o que V. Exa. falou, praticamente, não tem mais nada a... Porque é tudo verdade. Meu discurso, que estava aqui escrito, Davi, eu vou falar, dando o testemunho do que aconteceu com a ida da Codevasf para Goiás.

    Meus cumprimentos ao colega, amigo Eduardo Gomes; ao Ministro de Estado da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que sempre nos recebeu ali no Amapá, quando Governador, com honras de estado – ouviu, Ministro? –, um excelente anfitrião; ao Sr. Ministro de Estado do Turismo, Celso Sabino, meus cumprimentos; ao Governador do Estado do Amapá, Sr. Clécio, meus cumprimentos; ao amigo e companheiro, Presidente que faz um excelente trabalho na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, e do Araguaia – nós estendemos para o Araguaia também, não é, Davi?, para o Amazonas, para o Rio Parnaíba, para o Rio Meia Ponte –, meus cumprimentos.

    Cumprimentando você, eu quero cumprimentar a todos aqueles que estão aqui da Codevasf.

    Davi, era impressionante a preocupação dos amigos aqui da Codevasf, porque nós estávamos ali em pé, e eu disse: "Não, fiquem quietinhos, porque hoje vocês são nossos convidados aqui!". Vocês nos atendem tão bem, quando nós vamos levar as nossas questões no escritório, ali na Presidência – todos vocês. Fiquem tranquilos. Hoje nós estamos recebendo vocês.

    Deputado João Leão, meus cumprimentos; e todos os Deputados Federais aqui, na pessoa do Deputado João Leão.

    Cumprimento o Superintendente da Codevasf do Estado de Goiás, Abelardo Vaz, e, na pessoa dele, cumprimento a todos os superintendentes aqui presentes; o Diretor Henrique Bernardes, Chefe de Assessor Parlamentar; a Izabel. Todos vocês.

    Bom, o Davi mais o Eduardo contaram um pouco da história com relação à Codevasf no Tocantins e no Estado de Goiás.

    Quando assumi aqui o mandato de Senador, chegando aqui mais perdido do que cego em tiroteio – não entendia muito como funcionam as coisas aqui –, o Eduardo me orientou. Ele disse: "Vanderlan, dá para você fazer um trabalho excelente em Goiás através da Codevasf". E eu disse: "Você está enganado, Eduardo, não existe Codevasf no Estado de Goiás. Isso é coisa lá do Nordeste, do Semiárido do Nordeste". Ele falou: "Não, foi aprovada uma lei, em 2018, estendendo para 134 municípios". Nós temos 246 municípios. E ninguém sabe disso, nem os políticos de Goiás estão sabendo disso. E eu comprovei, vim lá da reunião da bancada, e ninguém falou nada sobre isso. Eu me voltei para a bancada e disse: "Olhem, eu quero pedir, para vocês aqui, que me apoiem para viabilizar, de fato e de direito, a Codevasf no Estado de Goiás".

    O que me chamou mais atenção na Codevasf? Nós já destinamos mais de R$800 milhões para a Codevasf, desde a criação, primeiro, do escritório, que, hoje, é uma superintendência com quase 30 trabalhadores ali efetivos. Máquinas e equipamentos, Presidente Davi, Ministros, são muito importantes! Entregar uma patrola para um Prefeito de uma cidade pequena, às vezes, com uma extensão aí de 3 mil ou 4 mil quilômetros quadrados... Quando você entrega aquela máquina – eles nunca tiveram uma máquina daquela ali –, eles choram, a gente faz desfile – eu gosto de fazer desfile –, a comunidade aplaude. Entregar uma retroescavadeira, pá carregadeira, asfalto, tudo isso...

    Mas uma coisa me chamou a atenção... A nossa empresa está em alguns estados brasileiros, principalmente no Estado da Bahia. Ele foi andando o Estado da Bahia, conhecendo-o, e, como V. Exa. falou, era para eu estar naquela viagem com V. Exa. a Petrolina, a Juazeiro. A mudança que houve no Semiárido nordestino, quando a companhia começou a trabalhar na qualificação profissional, nos arranjos produtivos locais, mexendo com a autoestima das pessoas: ali vão frutas, e hoje se exportam, para o mundo inteiro, as melhores frutas. Então, eu conheci e aquilo me chamava muita atenção. Quando percebi, através do Senador Eduardo, que tinha a Codevasf em Goiás, aí nós fomos trabalhar, e essa companhia veio. Mas o que mais me chamou a atenção foi, nos arranjos produtivos locais, o trabalho que fazem em assentamentos, Davi.

    E aí, eu quero aqui... O Davi sabe e outros Senadores sabem que eu sou filho de um ex-assentado do Incra, lá em Roraima. Sou goiano, mas nós fomos para lá na década de 80, e ali, quando a gente precisava... Meu pai, trabalhador demais, Davi, precisou arar um pedacinho de terra, e um fazendeiro ali muito rico tinha um trator, e nós fomos lá pedir. Eu tinha de 17 para 18 anos, Senadora Leila. E ele disse: "Não. Só para deslocar daqui para lá são 4km para ir, 4km para voltar, mais não sei o quê e tal. Não tem condições". Olhem só o quanto Deus é tremendo: eu sou Senador da República! Nós temos mais de 400 assentamentos no Estado de Goiás. Já destinei, via Codevasf, mais de 130 equipamentos. Não é só trator, não; é grade aradora, niveladora e tantos equipamentos, para os assentamentos, para os produtores pequenos, para a agricultura familiar, para associações, inclusive, com os consórcios de municípios, levando máquina e equipamento para, por exemplo, Ceres, Rialma, Rianápolis – o consórcio de municípios –, para criação de peixes.

    Então, foi isso que me chamou a atenção, porque mexer com a vida, com a melhoria da vida das pessoas...

    Goiás, segundo dados, já é o segundo em produção de mel. Nós só estamos perdendo para o Piauí – não sei se é verdade –, mas nós estamos perseguindo para passar o Piauí, no bom sentido.

    O quanto melhorou a vida daqueles produtores, daqueles pequenos, porque o grande se vira – ele se vira. Acham que Goiás não tem seca, não tem região seca. Nós temos o Nordeste goiano. E aí vem o programa, que já deu certo no Nordeste. Nós não temos que inventar nada não. Aí vem a perfuração de poços artesianos.

    Senadora Leila, a senhora não imagina a alegria de uma comunidade que passa por esses problemas e tem um poço artesiano furado ali, com painel fotovoltaico em cima, ou seja...

    Davi, é muito bom inaugurar o asfalto – vocês não imaginam como eu acho gostoso ir lá inaugurar obras, asfalto e tudo mais –, mas mexer com a autoestima das pessoas, melhorar a vida dessas pessoas... Eu recebo aqui quase todos os dias, porque eu peço os vídeos das hortas, de tudo o que eles estão produzindo. Pessoas que não tinham nada hoje já estão tendo seus trabalhadores, fazendo contrato para fornecer frutas, para fornecer pimentas, como V. Exa. já presenciou em Goiás.

    Então, a superintendência da Codevasf, no meu Estado de Goiás, mudou e está mudando em tão pouco tempo, em menos de três anos – em menos de três anos –, há dois anos e pouco, a vida de nós, os goianos.

    Eu só tenho que agradecer, encerrando aqui minhas palavras – no discurso que foi feito aqui, Davi, você falou tudo –, essa oportunidade. Davi, agradeço a você, porque se não fosse aquele projeto de lei de V. Exa., hoje nós estaríamos atuando só em 134 municípios, e ali foi estendido para os 246 municípios.

    Obrigado. Obrigado a vocês.

    Um beijo no coração de cada um de vocês que fazem parte da Codevasf. Ela é tão importante para nós e vocês viram que a coisa está dando tão certo que ainda queriam parar a Codevasf, mas não teve jeito, porque o que está dando certo Deus abençoa. É assim.

    Deus abençoe a todos vocês.

    Obrigado. (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Para fazer um registro e para fazer justiça, o Senador Vanderlan foi um entusiasta dessa ampliação. Eu acho que eu fui com o Vanderlan ao Ministério da Economia quatro ou cinco vezes cuidar desse escritório do Goiás. Deu certo.

    O SR. VANDERLAN CARDOSO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - GO. Fora do microfone.) – Obrigado, amigo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2024 - Página 24