Pela Liderança durante a Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Pela Liderança sobre o Veto (VET) n° 1, de 2024, que "Veto Parcial aposto ao Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 4, de 2023, que "Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2024 e dá outras providências".

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias:
  • Pela Liderança sobre o Veto (VET) n° 1, de 2024, que "Veto Parcial aposto ao Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 4, de 2023, que "Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2024 e dá outras providências".
Publicação
Publicação no DCN de 30/05/2024 - Página 94
Assunto
Orçamento Público > Diretrizes Orçamentárias > Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
Matérias referenciadas
Indexação
  • LIDERANÇA, VETO (VET), APRECIAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, VETO PARCIAL, PROJETO DE LEI, NORMAS, DEFINIÇÃO, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO), CRITERIOS, ELABORAÇÃO, LEI ORÇAMENTARIA ANUAL (LOA), UNIÃO FEDERAL, META FISCAL, TRANSFERENCIA, RECURSOS FINANCEIROS, DIVIDA PUBLICA, DESPESA PUBLICA, PESSOAL, APLICAÇÃO, RECURSOS, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA OFICIAL, FOMENTO, FISCALIZAÇÃO, INDICIO, IRREGULARIDADE, OBRAS, SERVIÇOS PUBLICOS, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (NOVO - CE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, paz e bem a todos os colegas da Câmara dos Deputados e do Senado, este voto transcende, no meu modo de entender, a questão partidária. Este é um voto em defesa do que é correto: o voto em defesa da vida, que todos nós defendemos.

    Como é que se vai abrir novas possibilidades, tendo em vista as inúmeras cirurgias no SUS, Deputado Eli Borges? Basta ir aos nossos Estados. É impressionante pessoas esperando meses, anos, para fazerem cirurgias simples. Esse é o raio-x hoje no SUS.

    Como é que vamos, Senador Flávio Bolsonaro, liberar algum tipo de situação para investir em mudança de sexo? Com todo respeito, isso é uma afronta à família! Deixem as crianças no Brasil em paz! Este é o voto. Tivemos aqui muitos votos importantes, mas este é muito simbólico, porque são valores e princípios do povo brasileiro.

    Outra questão preocupante é que estamos vendo o que está acontecendo: invasões, desrespeito à propriedade privada, propriedades, estas que as pessoas passaram a vida inteira construindo, com suor, pagando imposto. Este voto libera, de certa forma, a oportunidade, na LDO, de se investir em movimentos, Deputado General Pazuello, que possam fazer esse tipo de aberrações no Brasil. É uma questão de ordem. É uma questão de democracia, de respeito, que é a regra da boa convivência.

    Então, peço muita atenção a todos os colegas aqui neste momento, pois estamos tendo uma dinâmica fantástica, mas este é um voto que conhecemos e que repercute fortemente em nossa Nação pela inversão de prioridades, pela inversão de valores que estão contidos nessa possibilidade absurda que estamos tendo aqui.

    Então, mais uma vez faço um apelo para que votemos em favor da família, pela vida, em respeito a mais de 85% da população brasileira. Segundo as pesquisas, de vários institutos que todos nós conhecemos, isso é uma coisa consolidada, inclusive em marchas que nós fizemos, em congressos, em palestras. A população brasileira respeita a família.

    Sr. Presidente, a família é a base de tudo na sociedade. Tudo é a família. A estrutura é a família.

    Eu estive no final de semana, Deputado, nos Estados da Paraíba e de Pernambuco. Fui muito bem recebido lá, em eventos políticos. Pude ir às praças, aos mercados. Pude ir às ruas e conversar com as pessoas, com quem é de direita, com quem é de esquerda, com quem é contra o Governo, com quem é a favor do Governo. Isso é diálogo, isso faz parte da democracia, é a beleza da democracia. Eu vi como o brasileiro está mobilizado e acompanha a política. Eu fiz um questionamento e verifiquei que não sabem dizer o nome de cinco jogadores da Seleção Brasileira de futebol. Eu não sei — e olha que eu sou desportista, eu acompanho, é o meu hobby. Eu estou rouco porque fui a Recife também para acompanhar o jogo entre o Fortaleza Esporte Clube e o Sport Club do Recife, pela Copa do Nordeste. É impressionante, mas a população não sabe dizer o nome de cinco jogadores da Seleção Brasileira de Futebol. Agora, ela sabe o nome dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, de pelo menos cinco deles sabem. Isso é o Brasil aflorando para a política, isso é uma grande conquista da sociedade.

    Vamos votar pela família e pela vida!

    Deus abençoe!


Este texto não substitui o publicado no DCN de 30/05/2024 - Página 94