Pela ordem durante a Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Críticas ao Governo Federal por ter adquirido arroz de produtores estrangeiros em detrimento dos agricultores brasileiros.

Autor
Ireneu Orth (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ireneu Orth
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Governo Federal:
  • Críticas ao Governo Federal por ter adquirido arroz de produtores estrangeiros em detrimento dos agricultores brasileiros.
Publicação
Publicação no DCN de 30/05/2024 - Página 123
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, AQUISIÇÃO, ARROZ, PRODUTOR RURAL, PAIS ESTRANGEIRO.

    O SR. IRENEU ORTH (PP - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu quero apenas complementar o que foi dito em relação à situação financeira do Rio Grande do Sul. Eu sou gaúcho, sou agricultor, sou produtor rural e acho que o Governo — não o Senado e a Câmara, mas o Governo — cometeu, no meu ponto de vista e principalmente no dos arrozeiros do Rio Grande do Sul, um grande pecado contra o produtor rural no momento em que usou 6 bilhões e 700 milhões de reais de dinheiro público para importar arroz de outros países, quando poderia ter comprado arroz brasileiro. Haverá safra suficiente, somando a safra gaúcha e a safra de arroz dos demais Estados, para atender todo o País. Essa declaração não é minha; é dos produtores de arroz do Estado. O Governo, sem respeitar a produção, os produtores e o futuro da orizicultura gaúcha e brasileira, em vez de adquirir produto nacional, gastando o recurso no Rio Grande do Sul, gastou com produto estrangeiro, em detrimento do nosso produtor.

    Eu quero apenas deixar registrada aqui minha defesa da produção nacional, que nesse ato foi desrespeitada.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 30/05/2024 - Página 123