Presidência durante a Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Comentário rechaçando os boatos de que S. Exa. poderia vir a assumir um cargo de Ministro de Estado no atual Governo.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Governo Federal:
  • Comentário rechaçando os boatos de que S. Exa. poderia vir a assumir um cargo de Ministro de Estado no atual Governo.
Publicação
Publicação no DCN de 30/05/2024 - Página 148
Assunto
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • COMENTARIO, NOTICIA FALSA, SENADOR, RODRIGO PACHECO, MINISTRO DE ESTADO, GOVERNO FEDERAL.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. PSD - MG) - Obrigado, Deputado Hildo Rocha. Eu agradeço todas as manifestações.

    É importante nós mantermos a tranquilidade no Plenário. A sessão foi realmente uma sessão muito democrática. Eu agradeço muito o reconhecimento da Liderança do Governo, da Liderança da Minoria, na pessoa do Senador Flávio Bolsonaro, do próprio Partido Novo, que também reconhece o nosso esforço pela manutenção do equilíbrio.

    Quanto à desinformação de uma perspectiva de Ministério, eu quero apenas dizer que não há essa cogitação, muito menos para o Ministério da Saúde, haja vista que a minha formação é jurídica. Eu sou advogado por formação e tenho muito orgulho disso. Não há essa perspectiva. Isso é uma desinformação, e, evidentemente, não vamos dar importância a ela. Mas agradeço as manifestações de solidariedade.

    É muito importante nós mantermos, primeiro, o espírito democrático de aceitar críticas e de permitir a fala de todos os Deputados, que têm invioláveis as suas falas e têm o direito à imunidade parlamentar, o que, naturalmente, eu confiro ao Deputado que me agrediu. Não há problema nenhum. Mas nós temos sempre que buscar a informação.

    Infelizmente, estamos hoje escravos de circunstâncias na política, em função especialmente da adesão de rede social, e por vezes é necessário não ter nenhum argumento, mas ter algum tipo de manifestação dessa, que pode ressoar como uma verdade, quando, na realidade, não é uma verdade.

    Eu tenho muita tranquilidade, e me conduzirei até o último dia o meu mandato como Presidente do Senado e do Congresso Nacional, outorgado pelos meus pares do Senado Federal, desta mesma forma, com equilíbrio, ponderação, imparcialidade, para garantir ao Governo e à Oposição os mesmos direitos. Assim o faço no Governo Lula, como o fiz no Governo Bolsonaro, quando também fui Presidente e permiti que a Oposição também tivesse voz.

    Vamos seguir nesta toada. Peço a compreensão de todos, para que mantenhamos a boa qualidade da política no Congresso Nacional. É isso que a sociedade espera de nós.

    Podemos encerrar a votação? (Pausa.)

    Tem a palavra a Deputada Bia Kicis.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 30/05/2024 - Página 148