Pronunciamento de Chico Rodrigues em 03/07/2024
Presidência durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentários sobre o discurso feito pela Senadora Teresa Leitão acerca do bicentenário da Confederação do Equador, com destaque para a importância de se ter harmonia entre os Poderes Constitucionais.
- Autor
- Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
- Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Defesa do Estado e das Instituições Democráticas:
- Comentários sobre o discurso feito pela Senadora Teresa Leitão acerca do bicentenário da Confederação do Equador, com destaque para a importância de se ter harmonia entre os Poderes Constitucionais.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/07/2024 - Página 31
- Assunto
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas
- Indexação
-
- COMENTARIO, DISCURSO, SENADOR, TERESA LEITÃO, BICENTENARIO, REVOLUÇÃO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), IMPORTANCIA, HARMONIA, PODERES CONSTITUCIONAIS.
O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Nobre Senadora Teresa Leitão, V. Exa. quase deu uma aula de história para todos nós e, obviamente, para quem nos assiste neste momento, mostrando exatamente como ocorreu a Confederação do Equador, o seu aniversário de 200 anos e a importância dessas mudanças, na verdade, nos tempos de hoje. Passados 200 anos, o comportamento humano ainda continua sendo o mesmo.
Nós temos a questão da Constituição, em que se deve ter harmonia entre os Poderes. Nós não conseguimos manter essa harmonia. Os Poderes são harmônicos entre si, segundo a Constituição brasileira. Mesmo assim, o ser humano ainda teima em ir contra esses preceitos, que, na verdade, deveriam fazer parte da existência de todos nós, inclusive nos cargos em que ocupamos. Os Poderes deveriam ser realmente harmônicos entre si e não viver se digladiando, como nós temos vivido principalmente nessas últimas quadras da nossa história.
Portanto, parabéns por comemorar aqui a Confederação do Equador e citar com tanta clareza o nome do Frei Caneca, que foi um estadista já naqueles 200 anos anteriores.
Então, gostaria de dizer que V. Exa. deu uma aula de história para todos aqui. Parabéns pelo pronunciamento.
Continuando o Pequeno Expediente, por permuta do Senador Paulo Paim com o Senador Cleitinho, passo a palavra ao Senador Paulo Paim.