Pela ordem durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade à Deputada Federal Benedita da Silva, pelo suposto ataque racista sofrido. Apelo que para outros atos de racismo também sejam igualmente condenados.

Autor
Marcos Rogério (PL - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Marcos Rogério da Silva Brito
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Direitos Humanos e Minorias:
  • Solidariedade à Deputada Federal Benedita da Silva, pelo suposto ataque racista sofrido. Apelo que para outros atos de racismo também sejam igualmente condenados.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2024 - Página 69
Assunto
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, MULHER, EX-SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, BENEDITA DA SILVA, ATAQUE, RACISMO, DISCRIMINAÇÃO, NEGRO.

    O SR. MARCOS ROGÉRIO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RO. Pela ordem.) – Sr. Presidente, é apenas para fazer um registro, também, de solidariedade à Deputada Benedita da Silva.

    Eu fui, assim como V. Exa., colega, na Câmara dos Deputados, da Deputada Benedita da Silva. Esse tipo de atitude, esse tipo de declaração é mais do que uma infelicidade, traduz-se em um crime. Por mais que depois se peçam desculpas e, pelo que li nas reportagens, houve o pedido de desculpa em razão de uma fala inapropriada, indevida, criminosa, não se pode permitir isso na convivência entre colegas.

    Agora, é preciso que a gente compreenda que esse tipo de ataque praticado contra uma Deputada preta, no caso a Deputada Benedita da Silva, também foi praticado em relação a um Deputado preto, Hélio Negão, chamado de Capitão do Mato. Não vi, por parte da esquerda, ninguém vir a público condenar aqueles que assim o chamaram.

    Então, eu estou fazendo o registro, solidarizando-me com a Deputada Benedita da Silva, que foi a vítima de uma fala criminosa, mas sublinhando também que esse tipo de atitude, infelizmente... E, com relação ao Deputado Hélio Negão, eu tive a tristeza de acompanhar, no âmbito de uma Comissão da Câmara dos Deputados, Parlamentares o chamando de Capitão do Mato.

    Então, a crítica à condenação não pode ser seletiva. Quando se faz em relação a um ato dessa gravidade, tem-se que fazê-lo independentemente das questões ideológicas, e assim o faço em relação à Deputada Benedita.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2024 - Página 69