Pela ordem durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 512, de 2024, que "Requer voto de aplauso à professora Ursulina Claudino, por seu aniversário de 90 anos."

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 512, de 2024, que "Requer voto de aplauso à professora Ursulina Claudino, por seu aniversário de 90 anos."
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2024 - Página 45
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • REQUERIMENTO, VOTO DE APLAUSO, ANIVERSARIO, PROFESSOR, MULHER, EDUCAÇÃO ESPECIAL, ESTADO DO PARANA (PR).

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, inserção em ata de voto de aplauso à Profa. Ursulina Claudino, em ocasião de seu aniversário de 90 anos, celebrados no próximo dia 15 de julho.

    A querida Profa. Ursulina, carinhosamente chamada de Tia Lininha, é uma referência na área da educação especial no Paraná. Graças ao seu empenho e dedicação, como mãe de um filho com deficiência, fundou, em 1977, a Apae de Mandirituba, que abriga a Escola de Educação Especial Tia Lininha, em sua homenagem. Atualmente a entidade conta com mais de cem alunos e é vista na comunidade como referência no atendimento às pessoas com deficiência.

    A luta pela valorização da educação sempre esteve presente em sua caminhada como Professora da rede estadual do Paraná e como Secretária Municipal de Educação de Mandirituba. Mesmo depois de aposentada, Ursulina ou Tia Lininha continuou envolvida com a área e concluiu, aos 75 anos, o curso de Pedagogia. Mais recentemente, aos 84 anos, lançou o livro Histórias da Tia Lininha, compartilhando suas experiências e conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida dedicada à educação. Hoje, aos 90 anos, a Professora continua inspirando-nos com seu exemplo de luta, amor e competência. Parabéns, Tia Lininha, por essa linda caminhada.

    É um voto de aplauso, Sr. Presidente, que deve servir, eu penso, como referência para o Brasil. É uma pessoa com 90 anos, com a vida dedicada à pessoa com deficiência, mãe de uma pessoa com deficiência, fundadora da Apae, por causa dessa necessidade, no Município de Mandirituba. E, ao mesmo tempo, aos 74 anos, ela concluiu o curso de Pedagogia; e, aos 84 anos, colocou à disposição do público um livro contando a sua trajetória de vida. Então, eu quero reforçar o voto de aplauso para a querida Tia Lininha, que eu conheço muito bem.

    E que essa pessoa com essa história de vida fique como referência para tantas pessoas no Brasil que lutam por causas semelhantes.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2024 - Página 45