Discurso durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lamento pelo falecimento do Sr. Biliu de Campina, músico e compositor com uma importante atuação na festa de São João de Campina Grande-PB.

Autor
André Amaral (UNIÃO - União Brasil/PB)
Nome completo: Andre Augusto Castro do Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Lamento pelo falecimento do Sr. Biliu de Campina, músico e compositor com uma importante atuação na festa de São João de Campina Grande-PB.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2024 - Página 59
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • REGISTRO, HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, MUSICO, COMPOSITOR, MUNICIPIO, CAMPINA GRANDE (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB).

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB. Para discursar.) – Sr. Presidente Marcos Rogério, Senador Irajá, Senadora Janaína, a Paraíba hoje chora a perda de um filho ilustre, um dos maiores representantes da cultura, com sua "nordestinidade", sobretudo com o espírito campinense.

    Perdemos Biliu de Campina, um músico, compositor, advogado que tem a cara do São João de Campina Grande, tem a cara do forró, do forró da Paraíba, do forró daqueles que amam e preservam a cultura que todos nós amamos.

    Enquanto a Paraíba chora, o Céu está em festa, Sr. Presidente, Senador Irajá, Senadora Janaína. Enquanto Campina chora, o Céu está em festa, porque o maior São João do mundo, em que são 33 dias, se estendeu nos Céus. Lá se juntou ao poeta Ronaldo Cunha Lima, o homem que criou o maior São João do mundo; ao imortal Genival Lacerda. E Biliu de Campina está lá, cantando no encerramento do São João, que este ano se encerra nos Céus.

    Biliu, o grande representante pós-morte do rei do ritmo, Jackson do Pandeiro, da minha querida Alagoa Grande. Não poderia aqui deixar de fazer um registro de lamentação, registro esse que deixa de luto a cultura, a cultura nordestina, o forró; que deixa de luto todos os paraibanos.

    Inclusive, vou ligar, vou fazer uma proposta ao Prefeito Bruno Cunha Lima, para que o Parque do Povo seja Parque do Povo Biliu de Campina Grande, porque ele é a cara, ele é a essência, ele é Campina, ele é o forró, ele é a nossa cultura, ele é o cheiro do nosso povo.

    Sr. Presidente, nesta tarde triste, nesta tarde de perda, clamamos a Deus, clamamos a Deus que a cultura sedimentada pelos grandes compositores, principalmente paraibanos, fique com o testemunho de Biliu – Biliu, que era espirituoso; Biliu, que tinha uma irreverência diferenciada.

    Por isso, peço ao Presidente: Sr. Senador Presidente desta Casa – que ora preside –, o momento é de tristeza, mas assim como nos ensinou Biliu, precisamos, no forró da vida, dançar a dor, dançar junto com a sanfona que hoje chora a sua partida.

    Obrigado, Sr. Presidente, obrigado Srs. Senadores, Senadora Janaína, querido Senador Irajá.

    Obrigado, Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RO) – Esta Presidência cumprimenta V. Exa., nobre Senador André Amaral, acompanha V. Exa. na homenagem que faz a esse personagem, a essa figura histórica, emblemática, que V. Exa. trouxe ao conhecimento do Plenário, Biliu, e segue V. Exa. nos sentimentos que aqui manifesta.

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Levarei, ao povo da Paraíba, a sua solidariedade e o seu abraço de quem também ama a cultura e, com certeza, é um grande forrozeiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2024 - Página 59