Discurso durante a 102ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Lamento pelo assassinato do ex-Presidente da OAB do Estado de Mato Grosso, Sr. Renato Nery, em Cuiabá-MT. Defesa do direito ao porte de armas.

Celebração pelo Dia do Engenheiro Florestal. Destaque para o papel essencial dos engenheiros florestais na exploração sustentável dos recursos florestais.

Autor
Rosana Martinelli (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Rosana Tereza Martinelli
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Advocacia, Direito Penal e Penitenciário, Direitos Individuais e Coletivos, Segurança Pública:
  • Lamento pelo assassinato do ex-Presidente da OAB do Estado de Mato Grosso, Sr. Renato Nery, em Cuiabá-MT. Defesa do direito ao porte de armas.
Desenvolvimento Sustentável, Homenagem:
  • Celebração pelo Dia do Engenheiro Florestal. Destaque para o papel essencial dos engenheiros florestais na exploração sustentável dos recursos florestais.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2024 - Página 16
Assuntos
Organização do Estado > Funções Essenciais à Justiça > Advocacia
Jurídico > Direito Penal e Penitenciário
Jurídico > Direitos e Garantias > Direitos Individuais e Coletivos
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Meio Ambiente > Desenvolvimento Sustentável
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, PESAMES, HOMICIDIO, EX-PRESIDENTE, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), LOCAL, CUIABA (MT), DEFESA, DIREITO, PORTE DE ARMA, PROTEÇÃO, VIDA.
  • CELEBRAÇÃO, DIA, ENGENHEIRO FLORESTAL, HOMENAGEM, ASSOCIAÇÃO CIVIL, CATEGORIA PROFISSIONAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), COMENTARIO, IMPORTANCIA, PROFISSÃO, SUSTENTABILIDADE, EXPLORAÇÃO, RECURSOS NATURAIS.

    A SRA. ROSANA MARTINELLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Para discursar.) – Bom dia, Sr. Presidente, Sras. Senadoras e Srs. Senadores.

    Eu quero expressar a minha revolta com uma situação profundamente lamentável e revoltante que aconteceu em nosso estado, o assassinato do ex-Presidente da OAB do nosso Mato Grosso, o advogado Renato Nery, vítima de sete disparos de arma de fogo, em frente ao seu escritório. Foi na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, no último sábado.

    O Dr. Renato foi submetido a cirurgia após o atentado, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos. E o crime, tratado pela Polícia Civil como execução, chocou a sociedade, que busca respostas e justiça diante de tamanha tragédia.

    Eu quero aqui deixar meu sincero pesar à família enlutada, quero saudá-los, em nome da nossa Presidente da OAB de Sinop, a Dra. Xênia Guerra, e quero prestar toda a minha solidariedade aos colegas da advocacia e a toda a comunidade jurídica, que perdeu um membro tão atuante e dedicado.

    Meus amigos e amigas, neste momento de dor, convido vocês a refletirem sobre a questão da segurança e consequentemente do direito ao porte de armas. A morte trágica de Renato Nery nos leva a questionar a vulnerabilidade dos cidadãos de bem diante da crescente criminalidade. Enquanto criminosos obtêm armas facilmente, indivíduos que passam por rigorosos processos de avaliação não têm garantido esse direito. Por isso, defendo veementemente o direito ao porte de armas, não apenas para os advogados, mas para todos os cidadãos de bem que cumpram os requisitos legais necessários para adquiri-lo.

    A segurança é um direito fundamental para o bem-estar de toda a nossa sociedade. Devemos unir esforços para garantir um ambiente onde a violência seja combatida e cada indivíduo tenha o direito fundamental de se proteger e proteger seus entes queridos. Juntos, podemos trabalhar para construir um futuro em que a violência seja reduzida e onde todos os cidadãos de bem tenham o direito efetivo de se proteger.

    E eu quero também aqui falar da minha satisfação e parabenizar, aproveitando essa tribuna, o trabalho dos engenheiros florestais, cuja data comemorativa é celebrada amanhã, dia 12 de julho.

    E aproveito para prestar uma homenagem especial à Associação Mato-Grossense dos Engenheiros Florestais pela brilhante organização do ciclo de palestras, um evento que contou com a participação de instituições como a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso e a Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira) do nosso estado. E destacar a presença fundamental, no evento, de especialistas como o Dr. Antonio Horácio da Silva Neto, da Vara Especializada do Meio Ambiente, e do Engenheiro Florestal Dr. Joésio Siqueira. Esse evento discutiu temas essenciais para a profissão, promovendo uma grande integração entre os profissionais.

    O engenheiro florestal é o guardião da exploração sustentável dos recursos florestais, essencial para a produção de bens e serviços vitais. Suas amplas atividades abrangem desde a avaliação dos ecossistemas, manejo florestal até o desenvolvimento de pesquisas importantes sobre sementes e produtos florestais. É impossível não reconhecer a contribuição desses profissionais para o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade dos nossos recursos naturais.

    Lembramos que os cursos de Engenharia Florestal surgiram na América Latina incentivados pela Subcomissão sobre Florestas Inexploradas, da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, logo após a Segunda Guerra Mundial, uma época em que as florestas naturais tiveram sua importância econômica e ambiental reconhecida globalmente.

    No Brasil, a criação da Escola Nacional de Florestas, em 1960, marcou um momento histórico, com o estabelecimento do primeiro curso de engenharia florestal em Viçosa, Minas Gerais, depois transferido para Curitiba, em 1963.

    A engenharia florestal desempenhou um papel decisivo nos avanços do Código Florestal de 1965, que aprimorou o Código de 1934, proibindo a exploração sem caráter científico das florestas primitivas da Amazônia, que só poderiam ser exploradas mediante planos técnicos de condução e manejo. O conhecimento profundo e estratégico dos recursos florestais é essencial para o desenvolvimento ordenado e sustentável do nosso território. Nossos engenheiros e engenheiras florestais têm sido peças-chaves nesse processo, contribuindo de forma significativa para o crescimento de Mato Grosso e do Brasil.

    No Estado de Mato Grosso, destacamos a formação de qualidade com cursos de engenharia florestal, em cidades como Sinop, Cuiabá, Alta Floresta, Cáceres e Jaciara. Este ano, comemoramos com orgulho os 50 anos do curso de Engenharia Florestal da UFMT, de Cuiabá. Além disso, a Associação Mato-Grossense dos Engenheiros Florestais comemora seus 45 anos de dedicação à sociedade, reafirmando seu compromisso com a excelência na prestação de serviços que promovem o manejo e o uso sustentável de nossas florestas.

    Contem sempre com o meu apoio e reconhecimento pelo trabalho incansável em prol do desenvolvimento ordenado e sustentável do nosso território! Juntos, vamos continuar avançando na conservação e no uso responsável das nossas florestas.

    Eu quero aqui realmente parabenizar, em nome da Bancada do Mato Grosso, do Senador Jayme e da nossa colega Senadora Margareth Buzetti, a todos os engenheiros florestais do Estado de Mato Grosso, das nossas regiões do Norte e, principalmente, de todo Brasil. Levem os nossos parabéns! Sucesso e obrigada, imensamente, pelo trabalho que vocês realizam em preservação das nossas florestas.

    Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2024 - Página 16