Discurso durante a 104ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discurso de posse de S. Exa.

Autor
Bene Camacho (PSD - Partido Social Democrático/MA)
Nome completo: Bene André Camacho Araújo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Discurso de posse de S. Exa.
Publicação
Publicação no DSF de 17/07/2024 - Página 44
Assunto
Outros > Atividade Política
Indexação
  • DISCURSO, POSSE, ORADOR, SUPLENCIA, SENADO.

    O SR. BENE CAMACHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA. Para discursar.) – Boa tarde, Exmo. Sr. Presidente Rodrigo Pacheco.

    Quero, através da Senadora Margareth Buzetti, que tão gentilmente me acolheu, cumprimentar todas as Senadoras da Casa, que, no exercício do mandato, evidenciam e deixam claro a verdade de que capacidade, compromisso e competência ultrapassam a questão de gênero.

    Quero, através do Senador Weverton Rocha, cumprimentar a todos os demais Senadores, todos nós igualmente envolvidos na manutenção da normalidade democrática e da unidade federativa da nossa nação.

    Hoje, Sr. Presidente, 16 de julho de 2024, Imperatriz, a cidade que me recebeu de braços abertos, berço dos meus netos e que também é a terra natal do Senador Weverton Rocha, completa 172 anos de idade, e isso é motivo de parabenizar e agradecer por essa cidade que me acolheu e que também acolheu tantos brasileiros procedentes das demais regiões para ali construírem uma nova realidade para si e para seus filhos.

    Eu quero agradecer o reconhecimento tanto por parte do Governador Carlos Brandão como da Senadora Eliziane, que, nesse gesto, não estão apenas me dignificando, mas a cada filho e filha da nossa cidade, porque, durante muito tempo, Imperatriz lutou para ser o Maranhão do Sul, mas hoje nós nos alegramos em ser o sul do Maranhão, porque nós nos sentimos contemplados, respeitados e queridos como maranhenses, tratados como um todo e não como uma parte.

    Imperatriz, do imperador Rio Tocantins, é conhecida como Portal da Amazônia, região, Senador Mourão, que, como o senhor bem sabe, representa mais de 60% do território nacional, e, pela maneira como essa região vai ser tratada, se definirá a viabilidade da vida humana em todo o nosso planeta como escudo maior contra o aquecimento global.

    Aliás, nesses dias estranhos em que vivemos, onde uma crise política, militar, econômica e sanitária assola nosso mundo de forma global, podemos afirmar que essa inquietação alarmante não passa de uma cortina de fumaça frente à grande calamidade que está diante de cada indivíduo, em cada lugar, em qualquer classe social, em qualquer regime político, que é a questão climática.

    Como Senador do Maranhão, integrante da Amazônia Legal, além das demais atividades que a função requer, empenharei todos os meus esforços para colocar em evidência tal situação emergencial.

    Quero, Sr. Presidente Rodrigo Pacheco, agendar, aqui na tribuna e nas Comissões, a importância que teria novamente termos uma Comissão da Amazônia na Casa, um fórum privilegiado e voz primeira em qualquer busca de solução nacional ou global para o tema. O Senado já contou com tal Comissão em legislaturas passadas, e creio que cabe a esta Casa da Federação retomar essa vocação, que é indeclinável.

    Quero, Senador Weverton, que a preservação ambiental não seja considerada uma obrigação do produtor rural, mas sim uma atividade econômica de preservação ambiental e, como tal, regulamentada, financiada e remunerada.

    Creio, Senadora Margareth Buzetti, que o Brasil, que é a maior nação de língua portuguesa do mundo, necessita retribuir àqueles que nos escolheram e acolheram. Nós precisamos plantar a semente para a criação da primeira Universidade Federal dos Povos Originários, dando conhecimento formal a quem já detém o conhecimento natural.

    Encerrando a minha fala inicial, quero agradecer, sem citar nomes, para não cometer injustiças, a todos quantos contribuíram e confiaram para que tamanha responsabilidade chegasse às minhas mãos, não só pela solenidade da missão, mas também pela grandeza dos que me antecederam nessa cadeira e de todos os maranhenses que, por livre exercício do voto, referendaram os nossos mandatos.

    Que Deus nos abençoe e nos guie e nos guarde a todos neste dia!

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/07/2024 - Página 44