Pronunciamento de Paulo Paim em 10/07/2024
Pela ordem durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da realização da sessão especial destinada à entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Homenagem:
- Registro da realização da sessão especial destinada à entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/07/2024 - Página 37
- Assunto
- Honorífico > Homenagem
- Indexação
-
- REGISTRO, SESSÃO ESPECIAL, ENTREGA, COMENDA, DIREITOS HUMANOS, DOM HELDER CAMARA.
O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Pela ordem.) – Isso. Eu agradeço a V. Exa., Senador Chico Rodrigues; agradeço ao Senador Girão, que mais uma vez faz essa gentileza.
É que eu tinha que registrar, eu me comprometi e não registrei, a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.
Foi numa sessão hoje pela manhã e foram cinco os que receberam a Comenda:
- o Sr. Antônio Augusto Cançado Trindade, um jurista respeitadíssimo, in memoriam;
- o instituto Dom Hélder Câmara recebe também a Comenda;
- eu, Senador, que presidi, por diversas vezes, a Comissão de Direitos Humanos e também na Câmara de Deputados e recebi esta Comenda na manhã de hoje;
- Rafael Regis Azevedo – só vou registrar –, que é um menino que tem doença rara. No mundo todo, ninguém tem as duas doenças raras que ele tem e ele é um lutador pelos direitos humanos; e,
- por fim, o Ministro Silvio Luiz de Almeida, que recebeu também a Comenda aqui na Casa, a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.
Esse livrinho está em todas as mesas, e os que estiveram aqui hoje pela manhã, estiveram dezenas de pessoas, acompanharam os debates e cada uma defendeu a sua história, a caminhada. Eu, por exemplo, falei que direitos humanos só funcionam quando realmente olham para o coletivo. Esse compromisso foi o que nós assumimos ao longo das nossas vidas.
E recebemos esta Comenda hoje pela manhã.
Muito obrigado à equipe que coordena. Foi o Senador Veneziano que acabou indicando o meu nome e é a primeira vez que eu recebo uma Comenda no Congresso ao longo desses anos, aqui dentro do Congresso, em plena atividade. É claro, nós todos recebemos homenagens quase que em todo o país, a maioria dos Senadores.
Era isso, Presidente.
Agradeço a tolerância do Senador Girão e a de V. Exa.
O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Eu quero parabenizar V. Exa. por ter sido reconhecido e agraciado com essa Comenda Dom Hélder Câmara.
Dom Hélder Câmara, como todos sabem, foi daqueles homens raros que se recusaram a arredar o pé dos seus ideais, e, com isso, na verdade, a sua história está viva em toda a população brasileira. Natural do Ceará, de Fortaleza, ele exerceu sua vocação religiosa, aflorando desde cedo. Os seus primeiros passos foram dados na Igreja Católica, o que, na verdade, marcou datas e momentos importantíssimos na vida brasileira.
Portanto, tenho certeza de que essa indicação pelo Senador Veneziano Vital do Rêgo do nome de V. Exa. é absolutamente justa, até porque, na verdade, não há um trabalhador brasileiro sequer que não tenha sido ainda beneficiado pelos seus projetos e pela sua crença na importância de grandes projetos chegarem até os trabalhadores brasileiros.
E, é lógico, esse mérito V. Exa. o tem e foi com muita justeza e muita justiça agraciado.
Portanto, parabéns a V. Exa.!
O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Só posso agradecer a V. Exa. Gratidão.